Uma pista molhada atrapalhou o segundo dia do shakedown da MotoGP no circuito de Sepang. Quando as condições melhoraram, os novatos, Ai Ogura e Fermin Aldeguer saltaram para os dois primeiros lugares.
Muito trabalho estava agendado para o segundo dia de atividades do Shakedown em Sepang. Mas a chuva que caiu durante a noite deixou a pista em condições apenas parcialmente utilizáveis. Demorou até meio-dia, horário local, para que Michele Pirro (Ducati) abrisse a segunda sessão de testes.
Levaria ainda uma hora até que o circuito malaio estivesse completamente seco. Então, em poucos minutos a pista estava cheia e as coisas se sucederam rapidamente. Pouco depois das 14h00, seis pilotos já haviam realizado tempos na casa de 1min59.
Quando a pista ficou cheia, por volta das 13h30, havia uma dúzia de participantes em ação. Os pilotos de teste da KTM assumiram o comando com Pol Espargaró e Dani Pedrosa dando continuidade ao seu programa com as motos de Brad Binder e Pedro Acosta.
A Yamaha, que apresentou ontem (31) toda a sua estrutura ali perto, em Kuala Lampur, foi para a pista com todos os quatro pilotos oficiais. Fabio Quartararo começou com a corda toda e em pouco tempo já havia estabelecido 1min59s8 deixando Alex Rins quase um segundo atrás.
Fermin Aldeguer (Gresini), que vinha completando voltas para ganhar mais experiência com a Ducati GP24, resolveu acelerar o ritmo e virou 1min59s4 indo para a ponta. O espanhol de 19 anos só seria superado por outro novato, Ai Ogura (Aprilia) que marcou 1min59s3.
Takaaki Nakagami, agora o principal piloto de testes da Honda, também deu prosseguimento ao programa de desenvolvimento da RC213V e foi o piloto da marca mais rápido, em sexto. Já o tailandês Somkiat Chantra (LCR) ainda precisa achar o ritmo e ficou quatro segundos atrás do líder.
A estreia dos dois pilotos da Pramac até agora não teve nada de especial. Jack Miller, que foi o primeiro a entrar na pista, finalizou o dia na sétima posição. Miguel Olivera, que foi um dos últimos pilotos a deixar o pitlane, está atualmente mais de um segundo atrás de seu colega.
Sepang Shakedown – Dia 2
- Ai Ogura (J), Aprilia, 1:59,342 min
- Fermin Aldeguer (E), Ducati, +0.137 seg
- Pol Espargaro (E), KTM, +0.145
- Dani Pedrosa (E), KTM, +0,358
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +0,475
- Taka Nakagami (J), Honda, +0,537
- Jack Miller (AUS), Yamaha, +0,631
- Michele Pirro (I), Ducati, 0,862
- Andrea Dovizioso (I), Yamaha, +1,091
- Alex Rins (E), Yamaha, +1,225
- Miguel Oliveira (P), Yamaha, +2,379
- Lorenzo Savadori, (I), Aprilia, +2.526
- Somkiat Chantra (THA), Honda, +4.214