E se a MotoGP voltasse a utilizar os selvagens motores de 2 tempos que vigoravam até 2002? Será que Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Nicky Hayden, Andrea Dovizioso, Scott Redding, Bradley Smith e Pol Espargaró iriam aprovar esse retorno? As respostas irão te surpreender.
Valentino Rossi: “Seria realmente curioso. Mas, eu acho que, mesmo que as motos de 500cc dois tempos estivessem de volta, elas nunca seriam como as máquinas que eu pilotei. A eletrônica muda o caráter das motos. De qualquer forma, eu realmente gostaria de andar de novo!“
Jorge Lorenzo: “Não. Eu gosto das motos de quatro tempos e o desenvolvimento tecnológico da última década tem ido nessa direção. As motos têm melhorado muito, não só em termos de desempenho, mas também em medidas de segurança, então eu prefiro ficar com o que temos. As antigas 500cc eram perigosas e difíceis de gerenciar. Eu nunca tive a chance de montar numa máquina de 500cc, mas lembro-me de como era a andar de 250cc. Você precisava ser muito delicado com o acelerador para evitar um acidente.“
Marc Marquez: “Hahaha! Se for o mesmo para todos, por que não?“
Nicky Hayden: “Sim, eu nunca tive a chance de andar de 500cc, dois tempos e eu gostaria de testá-las. Eu ainda espero que um dia eu vou ter a possibilidade de fazer algumas voltas, talvez em um show ou um evento especial, por que não?“
Andrea Dovizioso: “Não. Eu nunca tentei, então eu não sei como seria pilotar uma máquina de dois tempos de 500cc. Mas, eu acho que a moto era muito raivosa.”
Scott Redding: “Sim, eu adoraria correr de 500cc dois tempos, especialmente com os avanços na tecnologia dos pneus, desde que elas correram pela última vez. Eu acho que todos os pilotos vão responder ‘sim’ a esta pergunta, não é?“
Bradley Smith:”As máquinas de 500cc de dois tempos se foram. Aquela era acabou e as novas MotoGP são tecnicamente mais avançadas. Há sempre evolução nas corridas. Claro que nós apreciamos o período das 500cc, mas como tudo na vida, nós evoluímos. É o mesmo para os carros elétricos. Acho que vamos chegar a um ponto onde teremos apenas carros elétricos esportivos. Eu não me sinto desapontado por ter perdido aquela era, mas eu gostaria de experimentar uma máquina de 500cc, só para dizer ‘eu pilotei uma’!”
Pol Espargaró: “Por que deveríamos voltar para as motos de 500cc se podemos andar mais rápido com o que temos agora? Com certeza, eu gostaria de testar este tipo de moto. Seria uma grande experiência. Imagine andar numa máquina que grandes campeões como Wayne Rainey, Eddie Lawson, Kevin Schwantz, Mick Doohan andavam? Eu adoraria descobrir seus segredos enquanto pilotava. Da mesma forma, eu tenho certeza que eles também gostariam de testar uma MotoGP. Um piloto simplesmente gosta de andar em todo o tipo de motos.“