O chefe de tecnologia da equipe Yamaha de MotoGP Massimo Bartolini comentou publicamente pela primeira sobre a nova motocicleta com motor V4 que vem sendo desenvolvida. O italiano garante que o modelo será completamente diferente.
Antigo braço direito de Gigi Dall’igna na Ducati, Massimo Barbolini foi a grande contratação da Yamaha para a temporada 2024 e os resultados já começaram a aparecer, não apenas nas pistas, mas também nos bastidores, convencendo os japoneses a trocar a configuração de quatro cilindros em linha por um um motor de quatro cilindros em V utilizado por todas as equipes rivais.
“Posso dizer que não decidimos isso com base nos aspectos de desempenho do motor. Muito pelo contrário: Trabalhando com o escritório de engenharia do projetista (Luca) Marmorini, sabemos muito bem sobre as vantagens do motor quatro em linha – ainda há muito potencial no motor atual”, antecipou Bartolini quando entrevistado pelo Speedweek.
“Mas no final tivemos que perceber que você, como único fabricante com motor em linha, não tem referências. Isto aplica-se à área do chassis, mas os pneus também desempenham um papel. Tudo está conectado. E neste ponto também entra em jogo a estratégica. O fato é que estamos em um campeonato extremamente desafiante, no qual todas as outras fábricas privilegiam o conceito V4”, explicou.
“Depois de tomada a decisão de desenvolver um V4, a construção começou. Esta fase continua. No momento não há nada tangível e, portanto, nada que possamos dirigir em uma bancada de testes – muito menos a motocicleta que o acompanha”, revelou Bartolini, que reitera a dimensão da decisão por um motor V4.
“É preciso compreender que não se trata apenas de implementar um novo motor. A decisão de implementar uma motorização V4 significa construir uma moto de MotoGP completamente nova. Repito: completamente. Não é possível olhar para a unidade isoladamente. Na prática, é impossível colocar um motor recém-desenvolvido na moto atual e depois testá-lo.”
“Agora temos que implementar o motor V4 e construir uma motocicleta correspondente. Depois que tudo isso estiver pronto, a fase de testes começará – e só então poderão ser feitas comparações entre duas motocicletas de corrida completamente diferentes. Somente quando pudermos confirmar as vantagens da moto V4 é que fará sentido pensar em correr com ela”, esclareceu Bartolini.
Portanto, devido ao grande escopo do projeto, não é esperado no curto prazo que o protótipo Yamaha V4 vá para a pista tão cedo. Até porque a maior parte da energia está atualmente focada na temporada atual e no início da temporada de 2025, que terá quatro YZR-M1.
“Atualmente é uma fase particularmente emocionante, pois estamos prestes a expandir todo o projeto de desenvolvimento da M1 com a equipe Pramac. Já estou incrivelmente entusiasmado com o teste em Valência com quatro pilotos em quatro Yamaha M1″, finalizou Bartolini.