Quem já está ansioso para ver a equipe de Valentino Rossi na MotoGP deve se segurar um pouco. De acordo com a imprensa espanhola, a equipe Aspar – que agora chama-se oficialmente “Angel Nieto Team” – é a favorita para receber as Yamaha YZR-M1 em 2019.
A informação foi noticiada pelo diário AS, que conversou com Fonsi Nieto, filho do lendário piloto 13 vezes campeão mundial, falecido em julho do ano passado. Segundo os espanhóis, o acordo com a Yamaha já está assegurado para 2019.
A Aspar – que competiu por muitos anos com maquinário Honda – passou a utilizar motos Ducati nas duas últimas temporadas. A equipe, no entanto, não é a principal satélite da marca italiana, privilégio concedido apenas à Pramac Racing.
A mudança da Aspar para a Yamaha seria, ao lado da alteração no nome, mais um passo em sua reorganização interna, se tornando realmente uma espécie de “time júnior” da marca dos diapasões. A liderança ficaria com Jorge Martinez e Fonsi Nieto, atuando como instrutor e “descobridor” de talentos.
Quanto à Tech3, a mesma imprensa espanhola aposta que o “acordo irrecusável” pode ser uma associação com a KTM. Resta saber como seria resolvida a questão dos patrocinadores, já que a montadora austríaca é ligada à Red Bull enquanto a equipe de Hervé Poncharal é muito associada à Monster.