O Grande Prêmio de Indianápolis de MotoGP não acontecerá na próxima temporada. A decisão de comum acordo entre os organizadores do circuito e os promotores da categoria foi anunciada oficialmente hoje (11).
A prova vinha sendo realizada ininterruptamente desde 2008, sendo a etapa norte-americana “de verão”, enquanto que Laguna Seca (e o hoje Austin) acontecem na primeira metade da temporada, na primavera. Os motivos para a saída foram econômicos.
“Este resultado reflete os melhores interesses do Indianapolis Motor Speedway e da Dorna Sports. Estamos orgulhosos dos nossos esforços para aumentar a participação nos últimos anos e do sucesso em sediar um verdadeiro evento internacional esportivo e cultural. Estamos também gratos a Dorna Sports pelo seu firme apoio e parceria desde 2008. No entanto, o momento é certo para buscar outras oportunidades que gerem maior receita, tanto para o Speedway quanto para a economia do estado de Indiana.” (Douglas J. Boles, presidente do Indianapolis Motor Speedway)
O Grande Prêmio de Indianápolis de 2014 ganhou o reconhecimento da Dorna como o “Melhor Corrida” da temporada passada, tornando-se a primeira etapa norte-americana a receber esta honra.
Segundo a nota deixada no site oficial da MotoGP, o GP de Indianápolis deixa o calendário porque “os desafios financeiros e logísticos já não fazem o evento viável em um futuro próximo”. Os Estados Unidos agora ficam apenas com uma etapa, em Austin, no Texas.
“Trazer a MotoGP à Indianápolis foi uma experiência tremendamente recompensadora. A pista histórica, a equipe profissional e a comunidade anfitriã acolhedora produziram um evento anual que foi apreciado por todos. Embora ambos os lados reconhecem que é o momento certo para fazer uma pausa nessa relação, a porta não está fechada em futuras colaborações juntos, se as circunstâncias atuais mudarem.” (Carmelo Ezpeleta, chefe executivo da Dorna)
Embora não tenha sido anunciado, especula-se que a etapa substituta já está definida e acontecerá na Áustria, no reformado circuito Red Bull Ring (antigo Zeltweg). A última etapa realizada no país aconteceu em 1997, vencida por Mike Doohan.