Experimentar novas peças em um fim de semana de corrida não é o ideal, mas, neste caso, Takaaki Nakagami mal pode esperar. O piloto da LCR-Honda vai contar com o tão esperado chassis da Kalex no GP da Alemanha de MotoGP, nesse fim de semana, em Sachsenring.
Testado pelos pilotos da equipe de fábrica (Repsol Honda) desde março, o chassi desenvolvido pela empresa alemã, principal fornecedora de quadros à Moto2 foi elogiado por Marc Márquez e Joan Mir, embora não tenha causado uma melhora notável. Na Itália, apenas Nakagami cruzou a linha de chegada. Todos os demais caíram em diferentes momentos do fim de semana.
“Esta é uma notícia positiva para a equipe e para mim“, disse Nakagami. “Não importa quão grande seja a mudança, ela fornecerá uma nova motivação e esperamos que possamos começar um fim de semana forte desde a primeira sessão de treinos. Temos apenas uma moto disponível e precisamos fazer comparações primeiro, mas acredito fortemente que o chassi Kalex tem maior potencial.”
Ironicamente, o piloto da equipe LCR que mais pedia a chegada do chassi, Alex Rins não estará correndo na Alemanha, porque caiu na Sprint Race do GP da Itália e quebrou a perna. Apenas duas Honda estarão na pista, a de Nakagami e a de Márquez.
“Não é uma situação muito boa. Normalmente somos quatro pilotos da Honda, mas temos que passar sem Joan e Alex, então somos apenas nós dois. Isso dificulta o desenvolvimento de uma nova moto”, afirma Nakagami. “É melhor para nós se tivermos nossa própria impressão primeiro, depois analisarmos as diferenças entre os dois chassis e progredirmos. Temos que trabalhar rápido porque os tempos de volta entre a qualificação e a corrida são muito diferentes. Não conseguimos usar o pneu macio ao longo da distância, então temos que fazer muitas voltas nos treinos para nos preparar para a corrida”.
A própria natureza do circuito de Sachsenring não é a ideal para avaliar o chassi Kalex. Localizado próximo à cidade de Chemnitz, na Saxônia, o autódromo possui a incomum configuração de 10 curvas para a esquerda, sete seguidas. Uma das poucas ocasiões que a Michelin disponibiliza apenas pneus assimétricos às equipes. Marc Márquez venceu lá em 2021. No ano passado não correu.