Pela quinta temporada consecutiva, a Brembo é fornecedora exclusiva de freios à MotoGP e, para comemorar, a fabricante italiana anunciou o desenvolvimento de uma nova e exclusiva pinça, a GP4.
Os técnicos da Brembo trabalharam em estreita colaboração com as equipes para desenvolver a pinça que contém 4 novos pistões, um novo compasso de calibre de alumínio, além de um paquímetro e cilindro mestre diferentes.
Eles esperam um aumento de 10% no potencial de frenagem sobre a temporada passada, além de aumentar o poder de refrigeração. Ao mesmo tempo, as novas pinças requerem uma menor quantidade de fluído dentro do sistema.
A Brembo disponibiliza aos pilotos uma ampla gama de soluções técnicas para que cada um deles possa personalizar o sistema de freios de acordo com o seu estilo de pilotagem, as características da pista e a estratégia de corrida adotada.
Por exemplo, são quatro geometrias de disco diferentes, cada uma delas com duas opções de material (High Mass e Standard) totalizando oito combinações. Os diâmetros disponíveis são de 320mm e 340mm divididos entre massa alta (High End) e massa padrão (Low End).
Para cada formato de disco e de pastilha estão disponíveis dois compostos de carbono diferentes, que diferem na mordida inicial e na resistência a altas temperaturas. Eles ainda disponibilizam um sistema de acionamento do freio traseiro acionado por botão e um “controle remoto”, para ajustar, com a mão esquerda, a posição da alavanca com a moto em movimento.
Desde que a classe MotoGP foi introduzida em 2002, a Brembo venceu todas as 315 corridas disputadas na Categoria Rainha. A marca de Bergamo, na Itália, ainda fornece material às equipes de Moto2 e Moto3, além da nova MotoE.