A Yamaha pode colocar na pista o seu novo motor V4 nos testes coletivos de Sepang, na Malásia, em fevereiro. Se o resultado for bom, sua introdução nas corridas pode ser antecipado.
Disposta a voltar ao topo da MotoGP, a Yamaha decidiu abdicar do seu tradicional motor de quatro cilindros em linha – vencedor de oito títulos mundiais com Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Fabio Quartararo – em prol de um V4, como todas as demais equipes da Categoria Rainha.
Criar um motor do zero demanda mais tempo do que um chassi, por isso a Yamaha já disse que correrá com o quatro em linha atual em 2025 e provavelmente em 2026, enquanto o V4 se encontra rodando na bancada de testes de motores no Japão.
Mas, de acordo com os alemães do Speedweek, a equipe de fábrica pode colocá-lo na pista nos testes coletivos de Sepang, entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na Malásia. Os pilotos de teste Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso seriam os primeiros a experimentá-lo.
Dovizioso conhece bem o diretor técnico Massimo Bartolini, tendo ambos trabalhado juntos na Ducati. Este, por sua vez, encomendou a Luca Marmorini as instruções gerais de construção. Como se vê o projeto está inteiramente na mão de italianos.
Bartolini diminuiu as expectativas de um teste iminente, e muito menos de sua utilização nas primeiras corridas de 2025. Tanto é que os pilotos titulares, Fabio Quartararo e Alex Rins devem testar em Sepang o motor quatro em linha – que continua sendo desenvolvido.
Mas não há dúvidas de que se o motor V4 se sair muito bem nos testes de Sepang, em comparação direta com os motores das outras fabricantes, a Yamaha poderá acelerar ainda mais a sua introdução nas corridas, talvez ao longo de 2025.