De acordo com a imprensa alemã, Franco Morbidelli já está garantido como substituto de Maverick Viñales na Yamaha em 2022. O espanhol anunciou sua saída da marca dos diapasões ontem (28).
Segundo o diário alemão Speedweek, as luzes ficaram acesas até tarde no motorhome da Yamaha durante o GP da Holanda realizado em Assen, no último final de semana. Insatisfeito com os resultados, Viñales pediu para sair da equipe um ano antes do término do seu atual contrato, no fim de 2022.
Morbidelli, que venceu três corridas em 2020 (mesmo com uma Yamaha 2019) e terminou o ano como vice-campeão era o substituto natural de Viñales. No entanto, havia um problema. O italiano já havia renovado o seu compromisso com a Petronas para 2022, dessa vez com uma moto de fábrica.
De acordo com o jornalista Günther Wiesinger, várias reuniões precisaram ser feitas entre os líderes da Petronas, Razlan Razali, Wilco Zeelenberg e Johan Stigefelt e da equipe de fábrica, Lin Jarvis, Massimo Meregalli eTakahiro Sumi para chegar a um acordo.
Morbidelli, portanto, deve restabelecer a dupla com Fabio Quartararo a partir de 2022. Os dois pilotos competiram juntos na Petronas entre 2019 e 2020 conquistando seis vitórias, um feito notável para uma equipe satélite, que agora tem um assento vago para a próxima temporada.
Ao que tudo indica, Valentino Rossi já teria decidido pendurar o capacete ao final do ano, o que significa que dois pilotos precisam ser encontrados. Os favoritos são o norte-americano Garrett Gerloff (que fez a sua estreia justamente no lugar de Morbidelli na Holanda) e o turco Toprak Razgatlioglu, que corre pela marca no Mundial de Superbike.