A Dorna Sports, empresa que promove e organiza a MotoGP anunciou hoje (15) a renovação do contrato com a Michelin para o fornecimento exclusivo de pneus por mais cinco temporadas. A fabricante francesa fica, portanto, na Categoria Rainha até 2026.
Depois da saída da Bridgestone em 2016, a Michelin tornou-se a única fornecedora de pneus da MotoGP, opção que a Dorna exerce para manter os custos e a velocidade das motos sob controle. O atual contrato encerra-se ao final de 2023 mas, satisfeitos que estão, adicionaram três temporadas extras.
“Estamos muito orgulhosos de continuar a nossa parceria com a Michelin até pelo menos 2026. A Michelin tem sido um parceiro vital para a MotoGP desde que se tornou o fornecedor de pneus para a Classe Rainha em 2016, ajudando-nos a criar uma das maiores eras do motociclismo“, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna. “Estou muito feliz que chegaremos a uma década de colaboração e espero que possamos continuar construindo nesta base incrível juntos. Este acordo é uma notícia fantástica para todos nós.”
“Estamos muito felizes com os resultados que obtivemos desde o regresso da Michelin à MotoGP e hoje temos, logicamente, alargado a nossa parceria com a Dorna Sports“, disse o CEO da Michelin, Florent Ménégaux. “Estamos particularmente orgulhosos do progresso tecnológico alcançado com os nossos produtos, bem como com os muitos recordes quebrados juntamente com os nossos parceiros. Este campeonato oferece aos fãs um espetáculo cativante e está acessível através de plataformas digitais sem paralelo no esporte a motor. Para a Michelin, o esporte a motor é um laboratório que incentiva a transferência da sua experiência e soluções sustentáveis para o benefício de todos.”
Apesar dos elogios de ambas as partes, a Michelin tem sido muito criticada por pilotos e equipes nas últimas corridas. Eles reclamam que os compostos de pneu deterioram-se após apenas poucas voltas, com alguns até sugerindo um suposto favorecimento ao francês Fabio Quartararo. Os pneus, no entanto, são todos sorteados antes das etapas.