Jorge Martin venceu hoje (17) a Sprint Race do GP da Alemanha de MotoGP, no circuito de Sachsenring. Com um ritmo impressionante, o espanhol superou Pecco Bagnaia e Jack Miller em uma manobra sensacional.
Bagnaia (Ducati) largou na pole position, mas perdeu a liderança para Miller (KTM), cujo controle de largada tem se mostrado excepcional nas últimas corridas. Poucas curvas depois, no entanto, o italiano estava novamente na frente, com Luca Marini (VR46) em quarto e Martin (Pramac) em quinto.
Márquez (Repsol Honda), que havia largado apenas em sétimo, conseguiu pular para sexto, mas claramente estava sem moto para brigar pela ponta. O octacampeão, aos poucos, foi ficando para trás até estacionar na 12ª posição.
Por outro lado, Martin logo mostrou a que veio: passou Marini e Miller para ficar na segunda posição na terceira volta. Mas o sempre destemido Miller continuava dando tudo de si para recuperar a ponta, embaralhando as cartas a cada curva.
Na quarta volta, Miller, na liderança, era acossado por Bagnaia de um lado e por Martin do outro. Na descida da cascata, o espanhol surpreendeu ultrapassando os dois por dentro, absolutamente no limite da aderência de sua Ducati, para sair da curva seguinte em primeiro.
Daí em diante Martin desapareceu na ponta fazendo continuamente a volta mais rápida. Bagnaia contentou-se com a segunda posição, preocupando-se apenas em manter Miller sob controle. A briga principal ficou pela quarta posição entre Marini, Brad Binder (KTM) e Johann Zarco (Pramac).
Binder tentava de tudo para passar Marini, inclusive tomando dois revides na curva 1. O sul-africano, então, passou a pressionar em outros pontos, na sequência de curvas lentas à esquerda. Só que com isso, Zarco se aproximava ainda mais.
Na última volta, Binder tentou mais uma vez levando uma fechada de Marini. Zarco se aproveitou e mergulhou por dentro, colocando o sul-africano para fora da pista. O francês ainda emparelharia com o italiano na reta de chegada, que cruzou em quarto apenas 15 milésimos na frente.
Binder ficou em sexto, com Marco Bezzecchi (VR46) em sétimo e Alex Márquez (Gresini) em oitavo. Aleix Espargaró (Aprilia), que ultrapassou Enea Bastianini (Ducati) marcou o último ponto disponível na Sprint Race. Márquez fechou em 11ª e Fabio Quartararo (Yamaha) em 13ª.
GP da Alemanha – Sprint Race
- Jorge Martin, Ducati, 15 voltas
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 2,468 seg
- Jack Miller, KTM, + 3,287
- Luca Marini, Ducati, + 5,487
- Johann Zarco, Ducati, + 5,538
- Brad Binder, KTM, + 6,289
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 6,956
- Alex Márquez, Ducati, + 9,261
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 9,691
- Enea Bastianini, Ducati, + 9,715
- Marc Márquez, Honda, + 10,828
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 10,905
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 11,366
- Augusto Fernandez, KTM, + 12,593
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 12,905
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 13,837
- Takaaki Nakagami, Honda, + 14,505
- Raul Fernández, Aprilia, + 28,959