Jorge Martin continuou a sua impressionante campanha no campeonato mundial de MotoGP vencendo hoje (14) a Sprint Race do GP da Indonésia, a frente de Luca Marini e Marco Bezzecchi. O espanhol também assumiu a ponta do campeonato, já que Pecco Bagnaia foi apenas 8ª.
Marini (VR46), largou da pole position pela primeira vez na sua carreira de MotoGP, três semanas depois de quebrar a clavícula em um acidente na largada do GP Índia, tendo os pilotos da Aprilia, Maverick Viñales e Aleix Espargaró ao seu lado na primeira fila.
Os 3 primeiros colocados no campeonato, porém, tropeçaram na qualificação: Jorge Martin (Pramac) e Marco Bezzecchi (VR46) caíram no Q2 e depois só conseguiram a 6ª e a 9ª posição, respectivamente. Pior ainda foi para Bagnaia (Ducati), que não conseguiu passar do Q1 e largou em 13ª.
Na largada, Viñales tomou a dianteira de Marini tendo Fabio Quartararo (Yamaha), Martin, Brad Binder (KTM), Aleix Espargaró, Fabio Di Giannantonio (Gresini) e Bezzecchi atrás. Marc Márquez (Honda) mais uma vez caiu cedo, ainda na primeira volta, na curva 11.
Na segunda volta, Martin iniciou sua marcha rumo à vitória: conquistou o 3º lugar a Quartararo após várias tentativas falhadas, tanto que recebeu avisos de que estava excedendo os limites da pista. Viñales, enquanto isso, já estava 0,8 segundos a frente.
Na quinta volta, Martin assumiu o segundo lugar de Marini. O espanhol então foi atrás de Viñales, que já corria quase um segundo a frente. Mas Bezzecchi também estava com um ótimo ritmo e vinha ultrapassando todos os pilotos até tirar Quartararo do 4ª lugar.
Martin, pouco a pouco foi reduzindo a diferença para Viñales trazendo junto Marini. A ultrapassagem aconteceu na nona volta abrindo distancia imediatamente. Na volta seguinte, Marini também conseguiu passar o espanhol da Aprilia, que agora tinha que tomar cuidado com Bezzecchi.
Na 12ª volta, Bezzecchi tentou uma manobra contra Viñales, mas não conseguiu segurar a linha. Enquanto isso, Marini vinha tentando se aproximar de Martin mas, depois de um momento assustador na curva 13, o espanhol da Pramac voltou a abrir distância.
Com isso, Martin garantiu mais uma vitória, a sua quarta consecutiva em Sprint Races, 1s1 a frente de Marini. Bezzecchi conseguiu superar Viñales na última volta e, com a terceira posição, ambos os pilotos da Mooney VR46 obtiveram uma medalha.
Viñales ficou em quarto, Quartararo em quinto e Di Giannantonio em sexto. Enea Bastianini (Ducati) fez a sua melhor corrida de MotoGP esse ano chegando em sétimo a frente de Bagnaia, que só chegou nos pontos graças às quedas de Márquez, Aleix Espargaró e Brad Binder.
Com os resultados, a liderança do campeonato mudou de mãos: agora Martin lidera com 328 pontos enquanto Bagnaia tem 321. Bezzecchi vem mais atrás, em terceiro, com 272. Os demais são liderados por Brad Binder, na quarta posição, com 201 pontos.
GP da Indonésia – Sprint Race
- Jorge Martin, Ducati, 13 voltas em 19:49,711 min
- Luca Marini, Ducati, + 1,131 seg
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 2,081
- Maverick Viñales, Aprilia, + 2,720
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 3,121
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 4,203
- Enea Bastianini, Ducati, + 4,981
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 5,465
- Jack Miller, KTM, + 7,852
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 8,942
- Taka Nakagami, Honda, + 12,034
- Johann Zarco, Ducati, + 14,015
- Augusto Fernández, KTM, + 14,823
- Raúl Fernández, Aprilia, + 15,699
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 23,331
- Joan Mir, Honda, + 24,894
- Pol Espargaró, KTM, + 27,169
- Alex Rins, Honda, + 28,980
- Brad Binder, KTM, + 43,090