Jorge Martin venceu hoje (29) o Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP no circuito de Buriram. O piloto espanhol realizou um intenso duelo com Brad Binder e Pecco Bagnaia até os instantes finais da corrida.
Partindo da sua habitual pole position, Martin (Pramac) fez a sua habitual boa largada e chegou à primeira curva à frente de Luca Marini (VR46) e Aleix Espargaro (Aprilia) como já havia acontecido na Sprint Race. Mas Binder (KTM) rapidamente avançou ao segundo lugar.
Martin e Binder fugiram à frente, com o sul-africano colocando pressão. Mas o espanhol resistia bem e nunca permitiu piloto da KTM uma abertura. Enquanto isso, Bagnaia (Ducati), que havia largado na sexta posição, tinha mais dificuldades para avançar às primeiras posições.
Com a queda de Alex Márquez (Gresini), que ocupava a terceira posição até a na volta 13, Bagnaia se livrou dos pilotos mais lentos e rapidamente alcançou os líderes que haviam fugido a frente. Mais atrás, vinham Marco Bezzecchi (VR46) e Espargaró.
Binder fez seu primeiro movimento sobre Martin na volta 20, mas foi rapidamente rejeitado. Uma segunda tentativa na volta 21 viu uma resposta igualmente rápida do espanhol. A ultrapassagem finalmente aconteceu na volta seguinte.
Binder, no entanto não conseguiu abrir e, a duas voltas do fim, Martin recuperou a liderança, liderando na última volta. O sul-africano permaneceu colado e a briga dos dois aproximou também Bagnaia no que se transformou em um duelo triplo nas últimas curvas.
Binder só conseguiu tentar uma ultrapassagem na Curva 3, mas Martin conseguiu resistir e fez a última volta defensiva perfeita para garantir a vitória. Binder cruzou a linha de chegada em segundo, mas por ultrapassar os limites da pista, teve que ceder a posição a Bagnaia.
Isso foi importante para Bagnaia, porque o italiano cedeu apenas cinco pontos para Martin em vez de nove. O italiano agora lidera a classificação com 13 pontos de vantagem sobre o rival, com o Grande Prêmio da Malásia tendo lugar dentro de duas semanas.
GP da Tailândia – Resultados Finais
- Martin, Ducati, 26 voltas em 39:40,045 min
- Bagnaia, Ducati, + 0,253 seg
- Binder*, KTM, + 0,114
- Bezzecchi, Ducati, + 2,005
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 4,303
- Quartararo, Yamaha, + 4,550
- Marc Márquez, Honda, + 5,362
- Marini, Ducati, + 6,778
- Di Giannantonio, Ducati, + 7,569
- Zarco, Ducati, + 9,377
- Morbidelli, Yamaha, + 11,168
- Mir, Honda, + 11,990
- Bastianini, Ducati, + 12,323
- Nakagami, Honda, + 14,537
- Raúl Fernández, Aprilia, + 15,093
- Miller, KTM, + 17,640
- Augusto Fernández, KTM, + 21,307
- Pol Espargaró, KTM, + 21,435