Jorge Martin venceu hoje (24) o Grande Prêmio de Portugal de MotoGP no circuito de Portimão. O espanhol liderou a corrida praticamente de ponta a ponta na frente de Enea Bastianini e Pedro Acosta. Pecco Bagnaia e Marc Márquez colidiram.
Martin (Pramac) assumiu o comando da corrida nas primeiras curvas colocando Maverick Viñales (Aprilia) e Bastianini (Ducati) atrás de si. Bagnaia (Ducati) não conseguia acompanhar o trio e ficou para trás, segurando Marc Márquez (Gresini) e um supreendente Pedro Acosta (GasGas).
Acosta, que havia largado na sétima posição, não se intimidou em acompanhar o ritmo dos seus colegas de KTM, Brad Binder e Jack Miller desde o início. Assim que se livrou dos dois, o campeão da Moto2 partiu para cima de Márquez e também não teve dificuldades em ultrapassá-lo.
Enquanto Martin, Viñales e Bastianini corriam juntos, porém sem ameçadas, a frente, as atenções se voltaram para a briga entre Bagnaia, Acosta e Márquez que vinham mais atrás. O campeão do mundo estava mais lento e nitidamente segurava o ritmo dos seus perseguidores.
Acosta tentou várias vezes, mas Bagnaia sempre dava um jeito de revidar. O piloto de 19 anos finalmente conseguiu a ultrapassagem definitiva na volta 21, abrindo, na sequência, mais de um segundo de vantagem, o que demonstra o quão rápido estava.
Márquez, então, tentou fazer o mesmo e duas voltas depois, na volta 23, conseguiu colocar por dentro. Mas Bagnaia tentou fazer o “X” e os dois trombaram caindo para fora da pista. O italiano, visivelmente contrariado apenas rumou para os boxes. O octacampeão ainda seguiu até o final.
Na penúltima volta, Bastianini conseguiu roubar o segundo lugar de Viñales, que desacelerou repentinamente no meio da reta. Aparentemente com algum problema mecânico, o “Top Gun” acabou perdendo o controle de sua moto na Curva 1 e foi ao chão.
Dessa forma, Martin conquistou a vitória com quase um segundo de vantagem para Bastianini. Acosta desacelerou bastante no final, mas conquistou o seu primeiro pódio na MotoGP apenas na sua segunda etapa. Binder e Miller vieram na sequência.
Mais atrás, Marco Bezzecchi (VR46) ultrapassou Fabio Quartararo (Yamaha) para chegar em sexto, após uma boa corrida de recuperação após perder muitas posições na largada. O mesmo fez Miguel Oliveira (Trackhouse), que evitou erros e chegou em nono, depois de largar em 15ª.
Como consequência desses resultados, Martin agora é o novo líder do campeonato com 60 pontos, enquanto Binder pulou para segundo com 42 e Bastianini em terceiro com 39. Bagnaia permanece com os 37 pontos que tinha e agora vem em quinto com 28.
GP de Portugal – Resultados Finais
- Jorge Martin, Ducati, 25 voltas em 41:18,138 min
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,882 seg
- Pedro Acosta, KTM, + 5,362
- Brad Binder, KTM, + 11,129
- Jack Miller, KTM, + 16,437
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 19,403
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 20,130
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 21,549
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 23,929
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, +28,195
- Augusto Fernández, KTM, + 28,244
- Joan Mir, Honda, +29,287
- Alex Rins, Yamaha, + 31,334
- Taka Nakagami, Honda, + 34,932
- Johann Zarco, Honda, + 38,267
- Marc Márquez, Ducati, + 40,174
- Luca Marini, Honda, + 40,775
- Franco Morbidelli, Ducati, + 52,362