Jorge Martin assegurou hoje (28) a pole position para o Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP. Absoluto, o espanhol superou Luca Marini e Aleix Espargaró. Líder do campeonato, Pecco Bagnaia parte apenas de 6ª.
Martin (Pramac) já havia sido o mais rápido nos treinos livres dando mostras de que seria praticamente impossível superá-lo em ritmo de classificação. E assim o fez durante o Q2 marcando o tempo de 1min29s287, pouco mais de um décimo mais rápido que Marini (VR46) e Espargaró (Aprilia).
Bezzecchi (VR46) bem que se esforçou e chegou a ser o mais rápido nos primeiros minutos da sessão, mas não conseguiu acompanhar o ritmo dos três primeiros e acabou em quarto. Brad Binder (KTM) também chegou a ocupar as posições de ponta antes de recuar para quinto.
Pecco Bagnaia (Ducati) em nenhum momento pareceu ser um desafiante para a pole position, mas também teve seus contratempos. Por exemplo, o italiano precisou fazer um desvio na última volta porque Aleix Espargaró caiu na gravilha.
Alex Márquez (Gresini) e Marc Márquez (Honda) ficaram em sétimo e oitavo, com o octacampeão passando pelo Q1 utilizando todos os subterfúgios que conseguia. Descobriu-se que a Repsol Honda mantinha um mecânico de olho nos pilotos rivais para avisá-los quando sairiam dos boxes.
Mais uma vez, Maverick Viñales (Aprilia) foi rápido nos treinos livres, mas ficou para trás no momento decisivo e vai largar apenas na nona posição, a frente de Fabio Quartararo (Yamaha) que fecha os dez primeiros, que também ficou para trás no final do Q2.
Essa foi a quarta pole position de Martin nos últimos seis Grandes Prêmios, o que demonstra que o espanhol é o piloto mais rápido do momento e o que melhor se entendeu com a Ducati GP23. A largada da Sprint Race acontece às 05h00 (horário de Brasília).
GP da Tailândia – Grid de Largada
- Jorge Martin, Ducati, 1:29,287 min
- Luca Marini, Ducati, + 0,138 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,174
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,196
- Brad Binder, KTM, + 0,209
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,240
- Alex Márquez, Ducati, + 0,313
- Marc Márquez, Honda, + 0,335
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,414
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,420
- Johann Zarco, Ducati, + 0,636
- Augusto Fernández, KTM, + 0,790
- Fabio Di Giannantonio, Ducati
- Raúl Fernández, Aprilia
- Jack Miller, KTM
- Takaaki Nakagami, Honda
- Pol Espargaró, KTM
- Franco Morbidelli, Yamaha
- Joan Mir, Honda
- Miguel Oliveira, Aprilia
- Enea Bastianini, Ducati