Marc Márquez conquistou hoje (1º) a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP, no circuito de Sachsenring. Com o tempo de 1min27s302, o espanhol superou Danilo Petrucci e Dani Pedrosa, que completam a primeira fila. Valentino Rossi vai largar apenas em 9º e Maverick Viñales em 11º.
As atividades no apertado circuito de Sachsenring começaram com o último treino livre (FP4) realizado em pista seca, mas carregadas nuvens no céu. A chuva, que já havia aparecido na sexta-feira poderia voltar a qualquer momento.
Aleix Espargaró começou na frente, antes de ser rapidamente superado por Márquez com o tempo de 1min21s822 e Pedrosa a 1 décimo. Conforme se esperava, a chuva reapareceu restando 11 minutos para o final, sacramentando de vez as Honda oficiais na frente. Maverick Viñales era apenas nono e Valentino Rossi 12º.
Q1 – Petrucci domina, Pol Espargaró surpreende com a KTM
A primeira fase da classificação contou com a presença de Johann Zarco e Petrucci, que não se deram bem nos treinos livres do circuito de Sachsenring. A chuva que começou a cair ainda no final do FP4 deixou a pista bastante traiçoeira e escorregadia para os pilotos que definiam as posições entre 13º e 24º.
Pol Espargaró colocou a KTM momentaneamente na ponta com o tempo de 1min30s351. Alex Rins logo o superou com 1min30s263, seguido de Loris Baz, Jack Miller e Petrucci, que marcou 1min28s878. Apesar da água, a pista estava melhorando e os tempos baixavam rapidamente.
Andrea Iannone foi o próximo a assumir a ponta com 1min28s506, antes de Petrucci e Miller novamente darem o troco e assumirem a condição de favoritos ao Q2. Zarco, enquanto isso vinha apenas em oitavo e não parecia ter condições de ameaçar os primeiros lugares.
Nos últimos minutos, Petrucci cravou 1min27s688 tempo que garantiu sua passagem ao Q2. Miller vinha em segundo, mas no finalzinho foi superado por um surpreendente Pol Espargaró, que mesmo atrapalhado em sua última volta, conseguiu pegar a segunda vaga, deixando o australiano de fora.
Q2 – Petrucci surpreende, Yamaha decepciona
A pista ainda estava molhada quando a última e decisiva fase da classificação começou. Jorge Lorenzo foi o primeiro líder, antes de ser superado por Petrucci que marcou o tempo de 1min28s671. O italiano, reconhecido como um exímio piloto de chuva parecia estar muito a vontade e logo em seguida melhorou para 1min27s462, deixando Dani Pedrosa e Jonas Folger para trás.
Restando cinco minutos, o tempo começou a abrir e a pista passou a melhorar. Enquanto Petrucci liderava, só quem parecia ter condições de ameaçá-lo eram Márquez e Pedrosa, em segundo e terceiro, respectivamente. A Yamaha, por outro lado, tinha problemas com Viñales apenas em 9º e Rossi em 12º.
Restavam menos de dois minutos para o final quando Márquez finalmente tirou Petrucci da ponta com o tempo de 1min27s443. Na volta seguinte, o espanhol conseguiu melhorar para 1min27s302 tempo que garantiu a 40º pole position de sua carreira e oitava seguida em Sachsenring.
Petrucci ficou em segundo e Pedrosa em terceiro, fechando a primeira fila. Cal Crutchlow, que também é bom em pista molhada garantiu a quarta posição, à frente Folger em quinto, Lorenzo em sexto e Pol Espargaró em sétimo, a melhor posição de largada da KTM na MotoGP.
Seu irmão, Aleix Espargaró marcou presença com a Aprilia em oitavo, à frente de Rossi, que não foi além da nona posição. Andrea Dovizioso, bastante apagado fechou os dez primeiros, à frente de mais uma participação decepcionante de Viñales em pista molhada. O espanhol vai largar apenas em 11º. Confira aqui o grid completo.