A MotoGP vai correr em um circuito novo, na Indonésia. Ao analisarmos as estreias de todas as pistas nos últimos dez anos temos um padrão comum: Marc Márquez venceu todas que disputou.
Desde que ingressou na MotoGP em 2013, Márquez venceu todas as corridas realizadas em circuitos estreantes, com apenas uma exceção: o GP de Portugal no autódromo internacional do Algarve em 2020, vencido por Miguel Oliveira. O espanhol, no entanto, não participou dessa etapa, pois ainda recuperava-se do seu braço direito fraturado.
O caso mais evidente é o Circuito das Américas, em Austin, Texas, que desde 2013 sedia o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Márquez venceu aquela corrida, que também foi a sua primeira vitória na MotoGP e venceria outras sete vezes em oito anos. Só faltou em 2019, quando caiu na liderança.
Márquez também venceu a primeira corrida realizada em Termas de Rio Hondo, na Argentina em 2014. O próximo circuito a realizar a sua estreia na MotoGP foi Buriram, na Tailândia em 2018. Outra corrida vencida pelo espanhol depois de um emocionante duelo até a última curva com Andrea Dovizioso e Maverick Viñales.
Para descobrirmos qual foi a última estreia de um circuito não vencido por Marc Márquez precisamos recuar mais de 10 anos no tempo. Aconteceu pela última vez em 2010 no Motorland Aragão, na Espanha, corrida que veio para substituir o cancelado GP da Hungria e foi vencida por Casey Stoner (Ducati).
Parece que Márquez não tem dificuldades em memorizar um novo circuito e rapidamente atingir o seu limite nele. Nos testes de Mandalika, realizados em meados de fevereiro, Márquez não liderou, mas apresentou um bom desempenho em todas as sessões com a nova Honda RC213V. Pintou o favorito?