Marc Márquez venceu hoje (23) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP, no circuito texano de Austin. O espanhol foi beneficiado pelo acidente de Maverick Viñales, que caiu na terceira volta da corrida. Valentino Rossi e Dani Pedrosa completaram o pódio.
Márquez, que havia largado na pole position perdeu a primeira posição na largada para seu companheiro de equipe Pedrosa, que liderou as primeiras voltas. Rossi vinha em terceiro e Viñales em quarto, com Jorge Lorenzo em quinto após um ótimo começo.
Viñales estava se esforçando para se aproximar dos líderes, quando escorregou sozinho na curva 18, abandonando imediatamente a prova. Com isso, a quarta posição foi assumida por Johann Zarco, que começou a se aproximar de Rossi, na terceira posição.
Zarco se aproximou a ponto de dividir com Rossi a aproximação da curva 4, forçando uma saída de pista por parte do italiano. Após esse ataque, o francês recuou, mas a direção de prova decidiu acrescentar 0s3 ao tempo final de Rossi como forma de punição.
Pedrosa se manteve na liderança com relativa tranquilidade até restarem 14 voltas para o final, quando Márquez realizou a primeira tentativa de ultrapassagem, prontamente respondida pelo líder. Na volta seguinte, Márquez tentou novamente, mas em outro ponto, a sequência de curvas 3, 4, 5.
A definitiva ultrapassagem de Márquez aconteceu na frenagem para a tomada 6. Pedrosa tentou manter-se próximo, mas não conseguiu evitar a vitória do companheiro, que cruzou a linha de chegada com 3s4 segundos de vantagem.
As ultimam voltas foram animadas com a disputa entre Pedrosa e Rossi pela segunda posição. O espanhol conseguiu resistir até restarem três voltas para o final, quando o Doutor realizou a manobra na frenagem para a curva 12. O italiano abriu vantagem imediatamente, de modo que a punição aplicada pelo incidente com Zarco não teve influência.
Mais atrás, Zarco também perdeu a posição para Cal Crutchlow, que assumiu a quarta posição. Andrea Dovizioso foi o sexto, Andrea Iannone o sétimo, Danilo Petrucci o oitavo, Jorge Lorenzo apenas o nono e Jack Miller o décimo. Confira aqui os resultados completos.