Marc Márquez venceu hoje (16) o Grande Prêmio do Japão e o título mundial de MotoGP no circuito de Motegi. O espanhol assumiu a ponta nas primeiras voltas e se beneficiou dos acidentes de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo para garantir o campeonato de 2016 com três etapas de antecipação.
Na largada, foi Lorenzo quem partiu melhor assumindo a ponta à frente de Márquez e Rossi, que caiu de primeiro para terceiro. Aleix Espargaró foi outro a conseguir uma arrancada impressionante, superando Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso para ficar em quarto.
Rossi, em terceiro estava agressivo e fazia de tudo para superar Márquez, porém recebendo o troco em todas as vezes. Lorenzo corria com segurança em primeiro, mas de repente perdeu rendimento e foi ultrapassado pelo espanhol da Honda na quarta volta.
Rossi se viu preso atrás de Lorenzo, já que Márquez começou a abrir vantagem na liderança. O italiano sabia que precisava superar o seu companheiro de equipe se ainda quisesse brigar pela vitória e a ultrapassagem aconteceu na sexta volta.
O eneacampeão imediatamente passou a forçar o ritmo na tentativa de se aproximar de Márquez quando o que parecia improvável aconteceu: uma queda sozinho na frenagem para a curva 10. O italiano ainda conseguiu levantar a moto e fazê-la pegar, mas apenas para voltar aos boxes e abandonar definitivamente a prova e a luta pelo título.
Márquez, portanto, se consolidou na liderança da prova, com 3s7 de vantagem para Lorenzo. O espanhol da Yamaha, por sua vez passou a ser pressionado por Dovizioso, que vinha agora em terceiro trazendo Espargaró em quinto e Maverick Viñales em sexto.
Após a queda de Rossi, a corrida perdeu muito em termos de emoção. Márquez abria cada vez mais vantagem na liderança, enquanto Lorenzo mantinha Dovizioso sob controle. A única disputa acontecia entre Espargaró e Viñales, a dupla da Suzuki, pela quarta posição. O bote definitivo aconteceu quando restavam apenas 6 voltas para o final da prova.
Quando tudo já parecia encaminhado, eis que acontece a segunda grande reviravolta da corrida: Faltando apenas quatro voltas, Jorge Lorenzo cai sozinho na curva 9 e abandona na hora. Com a dupla da Yamaha fora da prova, tudo o que Márquez precisava fazer para sair de Motegi tricampeão era continuar e vencer.
Foi o que o espanhol fez, cruzando a linha de chegada com 2s9 segundos de vantagem para Dovizioso. Viñales completou o pódio em terceiro, com Aleix Espargaró em quarto e Crutchlow em quinto. Pol Espargaró concluiu a prova em sexto, com Álvaro Bautista atingindo o melhor resultado da Aprilia, em sétimo. Danilo Petrucci, Scott Redding e Stefan Bradl completaram os dez primeiros. Aqui estão os resultados completos.
Márquez conquistou, portanto, o seu terceiro título na MotoGP e o quinto no Mundial de Motovelocidade, se considerarmos os campeonatos conquistados na Moto3 (2010) e na Moto2 (2012). Essa também foi a primeira vez que o espanhol venceu em Motegi competindo pela classe principal.