A participação de Marc Márquez no GP da Andaluzia já estava praticamente descartada, mas a situação ainda não está definida. Segundo a imprensa espanhola, o octacampeão ainda vai tentar correr no próximo domingo (26).
De acordo com o jornal “El Periódico”, Márquez se sente bem após a cirurgia realizada na segunda-feira (20) para consertar as fraturas em seu braço direito. O octacampeão recebeu placas de titânio de última geração.
“São placas especiais chamadas de placas bloqueadas. Isso significa que os parafusos não apenas prendem o osso, mas também estão aparafusados à placa“, explicou o Dr. Xavier Mir no programa Cadena SER El Larguero. “É um sistema que já é usado em todo o mundo e permite uma estabilidade significativa. A placa possui dez parafusos, cinco acima da fratura e cinco abaixo“.
Dessa forma, Márquez pode aparecer no circuito na quinta-feira (23) para ser examinado no Centro Médico da MotoGP. Caso seja aprovado, o espanhol poderia pular os treinos livres de sexta-feira (24) e entrar na pista apenas no sábado (25).
Ainda segundo o “El Periódico”, Márquez já é capaz de fazer quarenta flexões, como parte do programa de fisioterapia. Até o momento, no entanto, nem o piloto nem a Honda quiseram dar mais detalhes sobre o assunto.