Marc Márquez venceu hoje (10) o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP, em um molhado circuito de Misano. O espanhol chegou a seu quarto triunfo na temporada, após ultrapassar Danilo Petrucci na última volta. Andrea Dovizioso completou o pódio.
Debaixo de muita chuva no autódromo Marco Simoncelli, Jorge Lorenzo liderou as primeiras voltas trazendo Márquez em segundo e Dovizioso em terceiro. Autor da pole position, Maverick Viñales ficou para trás, chegando despencar para sétimo, atrás de Petrucci, Cal Crutchlow e Jack Miller.
Ao contrário do que costuma acontecer, Lorenzo corria com decisão e chegou a abrir uma boa vantagem na liderança. Enquanto isso, quem progredia era Petrucci, que havia conseguido ultrapassar Dovizioso e Márquez para assumir a segunda posição.
A alegria de Lorenzo terminou com uma queda que o tirou da corrida quando ainda restavam 22 voltas para o final. Isso deixou Petrucci na liderança, com Márquez em segundo e Dovizioso em terceiro. Crutchlow caiu quase que ao mesmo tempo e Viñales aproveitou a situação para recuperar a quarta posição de Miller.
Nos instantes finais da prova, Petrucci continuava na liderança, apesar de a chuva ter diminuído. Márquez, no entanto exercia grande pressão e os dois passaram a abrir vantagem para Dovizioso em terceiro. A ultrapassagem aconteceu na frenagem para a primeira curva, na última volta.
Dessa forma, Márquez cruzou a linha de chegada com 1s2 de vantagem para Petrucci, com Dovizioso mais atrás completando o pódio. Muito distante, Viñales chegou em quarto, a 16 segundos do líder, com Michele Pirro em um surpreendente quinto e Miller em sexto.
Scott Redding completou o bom final de semana da Pramac cruzando em sétimo, com Alex Rins em oitavo, Jonas Folgar em nono e Bradley Smith em décimo. Johann Zarco seria o sétimo, mas a Yamaha M1 do francês apagou na última curva forçando o piloto a empurrar a moto até a linha de chegada. Confira aqui os resultados finais.
Leia também
Moto2: Aegerter vence debaixo de chuva em Misano
Moto3: Fenati vence corrida chuvosa e acidentada em Misano
MotoGP: Márquez explica tombo: “perdi a frente