Marc Márquez conquistou hoje (22) a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP, em Austin, no Texas. O espanhol precisou dar tudo de si para cravar o tempo de 2min02s741 e colocar apenas 130 milésimos sobre Maverick Viñales. Valentino Rossi garantiu a primeira fila.
A sessão classificatória começou com pista seca, mas tempo nublado em Austin. Zarco abriu o último treino livre (FP4) na frente, com 2min06s423. Márquez, no entanto, não demorou a tomar a ponta, com 2min05s118.
Mostrando toda sua intimidade com o circuito, o espanhol logo baixou para 2min04s641, 2min04s396 e para 2min04s201 demonstrando que seria difícil superá-lo na pista onde venceu todas as edições que participou.
O único que parecia em condições de acompanhá-lo era Vinales, que permaneceu um bom tempo na segunda posição. Nos últimos segundos, no entanto, Dani Pedrosa conseguiu superá-lo, ficando a 0s457 de seu colega de Honda. Rossi, nesse momento, era discreto assinalando apenas a 11º posição.
Q1 – Lorenzo se garante, mas é Baz quem rouba a cena
Mais uma vez a primeira parte da classificação contou com a presença de Jorge Lorenzo, que não conseguiu um tempo suficientemente bom para pular diretamente ao Q2 durante os treinos livres. Mas foi um inspirado Jack Miller que começou na frente, ao marcar 2min04s438.
Lorenzo vinha em segundo, seguido de Loris Baz e Danilo Petrucci, da Pramac-Racing. Em sua última volta válida, o italiano conseguiu tirar o francês da terceira posição, mas não Lorenzo e Miller que, com relativa tranquilidade garantiram as duas vagas para o Q2.
A primeira parte da classificação ainda ficou marcada pela “salvada” de Baz,
que, na última volta tinha tudo para tirar a segunda posição de Lorenzo, mas escorregou na última curva, chegou a cair, mas conseguiu recuperar o equilíbrio para cruzar a linha de chegada.
Q2 – Márquez domina, Rossi surpreende
A fase decisiva da classificação começou com Márquez na frente, ao estabelecer 2min03s675, o melhor tempo do final de semana até então. O espanhol não afrouxou a mão na volta seguinte, pois baixou ainda mais, para 2min03s042, uma marca já muito difícil de superar.
Viñales vinha em segundo, seguido de Pedrosa e Zarco. Rossi, por outro lado, continuava em uma distante oitava posição. Os dois companheiros de Yamaha chegaram a se estranhar em duas ocasiões, mas sem maiores consequências.
Com o cronômetro zerado Viñales cravou 2min02s871 pulando para primeiro. Márquez, no entanto, ainda não havia desistido e com o tempo de 2min02s741 garantiu a pole position, com apenas 130 milésimos de vantagem sobre o rival. De forma absolutamente surpreendente, Rossi também conseguiu um grande progresso em sua última volta rápida, pulando para terceiro.
Pedrosa ficou em quarto, com Zarco em quinto e um surpreendente Jorge Lorenzo em sexto. O desempenho do espanhol foi o melhor em classificações, sendo muito aplaudido em sua volta aos boxes. Dovizioso ficou em sétimo, Jonas Folger em oitavo, Cal Crutchlow em um discreto nono e Scott Redding em décimo. Confira aqui o grid completo.