Marc Márquez está com problemas sérios com a lenta recuperação do ombro direito recém operado. Após resultados medianos nos testes coletivos de Sepang e exames posteriores, o piloto espanhol e sua equipe já estariam cogitando a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica.
Márquez realizou uma operação no ombro direito em 27 de novembro para corrigir constantes problemas de deslocamento que o incomodaram ao longo de toda a temporada 2019. O procedimento foi feito no início das férias de inverno para estar pronto até os primeiros testes de 2020.
A cirurgia, realizada pelo Doutor Xavier Mir, na conhecida clínica Dexeus, em Barcelona foi semelhante a realizada no ombro esquerdo no final de 2018. Entretanto, o lado direito tem se recuperado muito mais lentamente do que o esperado. Nos testes coletivos de Sepang, Márquez se queixou de que não tinha forças para segurar a moto.
“Três semanas atrás, eu não conseguia nem segurar um copo de água com a mão direita“, revelou o octacampeão aos jornalistas em Sepang. De acordo com a imprensa alemã, eles descobriram que o músculo deltoide no ombro direito teria sido danificado na operação e desde então recuperou apenas 60% de sua capacidade.
É por isso que agora estão previstos mais exames médicos na Clínica Dexeus, em Barcelona. Uma segunda operação não está descartada. Nesse caso, Márquez certamente perderia o teste do Catar (22 a 24 de fevereiro) e possivelmente as duas primeiras etapas do ano, em Losail (8 de março) e Buriram (22 de março).