Marc Márquez conquistou hoje (6) a liderança no primeiro dia de testes pré-temporada no circuito de Sepang, na Malásia. Mesmo ainda se recuperando de uma cirurgia no ombro esquerdo, o espanhol anotou o tempo de 1min59s621, cerca de dois décimos mais rápido que Alex Rins (Suzuki).
O tempo de Márquez foi conseguido ainda pela manhã, quando completou 29 voltas no circuito de 5.542 metros. À tarde, o campeão do mundo deu um descanso ao ombro esquerdo antes de começar mais uma sessão de fisioterapia. O espanhol pretende voltar à pista amanhã.
O grande destaque do dia foi, na verdade Rins, que completou nada menos do que 61 voltas em sua nova Suzuki GSX-RR e chegou a ocupar a primeira posição por algum tempo, antes de ser superado por Márquez.
Maverick Viñales ficou em terceiro, após percorrer 63 voltas, a melhor delas em 1min59s937, apenas três décimos atrás de Márquez. A Yamaha passou o dia comparando dados para escolher as definições finais de motor, chassi e eletrônica para a temporada.
Outra boa surpresa foi o regresso de Esteve ‘Tito’ Rabat, na quarta posição. O espanhol da equipe Avintia estava ausente desde um grave acidente nos treinos para o GP da Inglaterra do ano passado e mostrou grande forma marcando 1min59s983, o último a ficar abaixo dos 2 minutos.
Danilo Petrucci colocou a primeira Ducati na quinta posição, apenas três milésimos à frente de Valentino Rossi, que completou 56 voltas com sua nova Yamaha M1 preta. O eneacampeão ficou pouco mais de um décimo acima de seu companheiro Viñales.
Sem Jorge Lorenzo, que ainda se recupera de uma lesão no pulso, a Honda reapareceu com Takaaki Nakagami em sétimo. O japonês da equipe LCR completou 56 voltas em sua RC213V ficando meio segundo atrás do líder. Seu companheiro de equipe Cal Crutchlow, que também volta de um acidente na Austrália foi apenas 14º.
Vice-campeão nas duas últimas temporadas, Andrea Dovizioso teve um início discreto e ficou em oitavo, pouco mais de meio segundo atrás de Márquez após completar 49 voltas. Stefan Bradl, piloto de testes da Honda ficou em nono e Pol Espargaró colocou a KTM entre os dez primeiros.
O dia foi marcado também por um pequeno acidente de Jack Milller (11º) e pela boa estreia de seu companheiro de equipe na Pramac, o campeão da Moto2 Francesco Bagnaia, que assegurou a 15º posição, à frente de Miguel Oliveira (Tech3) e Fábio Quartararo (Petronas Yamaha) para ser o melhor estreante. Os testes continuam amanhã (7).
Testes de Sepang – Dia 1 (dez primeiros)
01. Marc Márquez (Honda) – 1:59.621
02. Alex Rins (Suzuki – 0.259s
03. Mavercick Viñales (Yamaha) – 0.316s
04. Esteve Rabat (Avintia) – 0.362s
05. Danilo Petrucci (Ducati) – 0.430s
06. Valentino Rossi (Yamaha) – 0.433s
07. Takaaki Nakagami (LCR-Honda) – 0.537s
08. Andrea Dovizioso (Ducati) – 0.576s
09. Stefan Bradl (Honda) – 0.593s
10. Pol Espargaró (KTM) – 0.692s