Marc Márquez conquistou hoje (5) a pole position para o Grande Prêmio da República Checa de MotoGP, no circuito de Brno. O espanhol marcou o tempo de 1min54s981, apenas 0s092 mais rápido do que Valentino Rossi, o segundo. Dani Pedrosa completa a primeira fila.
A sessão classificatória da categoria rainha não teve problemas relacionados ao clima. O belíssimo autódromo de Brno estava iluminado por um forte sol e pouquíssimas nuvens no céu. Márquez mostrou a que veio já no último treino livre (FP4), quando foi o mais rápido com o tempo de 1min56s429.
O líder do campeonato comandou a sessão desde o começo, mas sua vantagem para o segundo colocado Jonas Folger foi de apenas 0s009 milésimos. Em terceiro, Valentino Rossi também dava mostras de que estava competitivo em ritmo de corrida, ficando apenas 0s018 atrás do líder.
Jorge Lorenzo pilotando uma Ducati com novas e extravagantes asas ficou em quarto, tendo Dani Pedrosa em quinto e Cal Crutchlow em sexto. Maverick Viñales ficou em sétimo, com Andrea Dovizioso, líder da sexta-feira (4), apenas em oitavo.
Q1 – Folger decepciona
A primeira fase da classificação começou com Álvaro Bautista na frente, com o tempo de 1min56s768. Danilo Petrucci conseguiu superá-lo com 1min56s615 e logo em seguida Jonas Folger, com 1min56s540. Os dois tinham os melhores tempos restando menos de cinco minutos para o final.
Restando vinte segundos, Bautista deu o troco com o tempo de 1min56s454. Quem veio na mesma balada foi Alex Rins com 1min56s450. Petrucci, no entanto, ainda não havia desistido e em sua última volta válida cravou 1min56s220, voltando para a primeira posição.
Isso classificou Petrucci e Bautista para o Q2, deixando Rins de fora na terceira posição, assim como Folger em quarto. O alemão era o franco favorito para passar à próxima fase da classificação. Jack Miller e Hector Barberá completaram os seis primeiros.
Q2 – Viñales fica para trás
Cal Crutchlow foi o primeiro líder da fase decisiva, mas o britânico logo foi superado por Dani Pedrosa, que cravou 1min55s313, trazendo Márquez apenas 0s026 atrás. Rossi vinha em quarto e Viñales em sexto.
Pedrosa manteve-se na frente até restar apenas 1 minuto para a bandeirada, quando Márquez assumiu a primeira posição com 1min54s911, o suficiente para a pole position, a 41º de sua carreira. Rossi veio na mesma balada, pulando da quarta para a segunda posição, 0s092 atrás.
Os dois rivais garantiram as duas primeiras posições, com Pedrosa fechando a primeira fila. Andrea Dovizioso conseguiu melhorar muito nos últimos minutos e pulou de sétimo para quarto, ficando à frente de Crutchlow e Jorge Lorenzo, quinto e sexto, respectivamente.
Viñales não conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros e conseguiu apenas um decepcionante sétimo lugar, tendo Danilo Petrucci em oitavo, Bautista em nono e Johann Zarco, também aquém do esperado em décimo. Confira aqui o grid completo.