Marc Márquez venceu hoje (24) o Grande Prêmio de Aragón de MotoGP, na Espanha. O piloto da Honda superou Jorge Lorenzo nas últimas voltas e chegou a sua quinta vitória na temporada, assumindo a liderança isolada do campeonato. Valentino Rossi impressionou em seu retorno às pistas, mas ficou em quinto.
Lorenzo tomou a ponta na largada, seguido do pole position Maverick Viñales e Rossi. O italiano, no entanto, conseguiu superar o seu companheiro de equipe antes do final da primeira volta e ficar em segundo. Andrea Dovizioso e Márquez vinham na sequência, em quarto e quinto.
Enquanto Rossi se aproximava de Lorenzo, Dovizioso deixava Márquez e Viñales para trás assumindo a terceira posição. Os dois espanhóis continham um pelotão atrás de si, com Dani Pedrosa, Cal Crutchlow, Aleix Espargaró e Mika Kallio, com a KTM.
Como tem se tornado frequente nessa temporada, Lorenzo começou a diminuir o ritmo na metade da prova, fazendo com que Rossi, Dovizioso e Márquez se aproximassem. O espanhol da Honda aproveitou para ultrapassar o italiano da Ducati e pular para o terceiro lugar.
Tentando aproveitar seu maior poder de frenagens, Márquez por várias vezes tentou superar Rossi e Lorenzo, mas sempre acabava passando do ponto nas curvas e recuando novamente. Em uma dessas tentativas, Dovizioso conseguiu recuperar a terceira posição.
Márquez, no entanto, claramente tinha equipamento sobrando e logo em seguida conseguiu recuperar a terceira posição de Dovizioso. Logo depois passou também por Rossi e foi atrás de Lorenzo, que ainda mantinha a liderança.
Lorenzo resistiu na frente até restarem oito voltas para o final quando Márquez realizou a ultrapassagem na curva 12. A força da Honda no circuito Motorland ficou evidente também com o progresso de Pedrosa, que havia ultrapassado Viñales, Dovizioso e Rossi para ficar em terceiro.
A briga principal ficou pela quarta posição. Conforme já se esperava, Rossi começou a diminuir o ritmo em virtude de sua perna direita lesionada e segurava Viñales, que a essa altura já havia ultrapassado Dovizioso e pulado para quinto. A ultrapassagem aconteceu a três voltas do final, na frenagem para a Curva 1.
De forma muito tranquila, Márquez cruzou a linha de chegada em primeiro, pouco mais de um segundo a frente de Pedrosa, que ainda conseguiu roubar o segundo lugar de Lorenzo nas últimas voltas. Viñales completou em quarto, com Rossi em quinto, apenas 24 dias após sua grave cirurgia na perna direita.
Aleix Espargaró deixou Dovizioso e Bautista para trás e cruzou em sexto, a melhor posição de chegada da história recente da Aprilia. Johann Zarco e Pol Espargaró completaram os dez primeiros colocados. Confira aqui os resultados completos.