Três pilotos foram convocados pelos médicos da MotoGP para exames antes do GP de Portugal em 18 de Abril. Um deles é Marc Márquez que deve, enfim, realizar o aguardado retorno.
De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Márquez terá de passar nos testes médicos estabelecidos pela Dorna se quiser participar daquele que será o seu primeiro Grande Prêmio, após oito meses longe das pistas.
Antes disso, no entanto, Márquez deve se encontrar com os médicos responsáveis pela sua terceira intervenção cirúrgica, os doutores Samuel Antuña e Ignacio Roger de Oña para se certificarem de que o piloto está realmente apto para voltar às corridas.
Liberado para andar de moto no início de março, Márquez imediatamente iniciou um programa de treinamentos, primeiro com uma minimoto, depois com uma Honda RC213V-S, onde tomou conhecimento do circuito de Portimão.
O octacampeão chegou a ser inscrito para participar das duas etapas realizadas no Catar, mas, ao contrário do ano passado, optou pela cautela e preferiu se poupar para um retorno em solo europeu, na qual a etapa de Jerez era a favorita.
Além de Márquez, os outros pilotos escalados para participar do exame médico são Jack Miller e Iker Lecuona. Ambos se recuperam de operações para resolver os problemas de Sindrome Compartimental. Eles, inclusive, foram operados no mesmo dia (5) e pelo mesmo médico, o Doutor Xavier Mir.