Marc Márquez conquistou hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio de Aragón de MotoGP, na Espanha. O líder do campeonato dominou completamente a sessão classificatória estabelecendo o imbatível tempo de 1min47s117 ainda nos primeiros minutos do Q2. Maverick Viñales e Jorge Lorenzo completam a primeira fila.
Depois de um terceiro treino livre (FP3) muito acidentado, o FP4 começou com cautela no Motorland Agarón, circuito de 5.345 metros de extensão que fica na região de Alcañiz, na Espanha. Márquez foi o primeiro a assumir a ponta com 1min48s382, trazendo Cal Crutchlow e Dani Pedrosa em segundo e terceiro, respectivamente.
Mostrando a boa adaptação da Honda ao circuito (que havia liderado também na sexta-feira), Márquez logo em seguida baixou para 1min48s060, se estabelecendo na ponta. Pedrosa também havia conseguido superar Crutchlow e nesse momento a HRC fazia a dobradinha.
Valentino Rossi foi um dos pilotos que caíram no FP3, felizmente sem maiores consequências. Depois de um começo modesto no FP4, o italiano começou a evoluir pulando de quinto para segundo, a sete décimos de Márquez. Seu companheiro de equipe, Lorenzo, por outro lado estava preso na nona posição, mesmo após completar muitas voltas.
No final, Márquez acabou encerrando o FP4 na frente, porém sem conseguir melhorar. Rossi ficou em segundo e Aleix Espargaró, que fez uma boa volta nos minutos finais, em terceiro. Pedrosa ficou em quarto, com Crutchlow em quinto e Viñales em sexto. Lorenzo ficou mesmo em nono.
Q1 – Petrucci e Bradl passam. Pirro e Hayden ficam para trás
A primeira fase da classificação começou com a presença da Ducati oficial de Michele Pirro e do campeão mundial de 2006 Nicky Hayden, que substituem respectivamente os lesionados Andrea Iannone e Jack Miller. O mais rápido no início, no entanto, foi Álvaro Bautista, que estabeleceu o tempo de 1min49s679.
Danilo Petrucci (que sofreu o acidente mais impressionante da manhã ao trombar com Pol Espargaró) foi o primeiro a superá-lo, com 1min49s036. Apenas 16 milésimos atrás, Eugene Laverty vinha em segundo. Pirro, mesmo utilizando a moto de Iannone tinha muitas dificuldades e vinha apenas em 11º a mais de um segundo do líder.
A Aprilia, por outro lado, parecia estar rendendo bem e restando menos de dois minutos para o final, Stefan Bradl surpreendeu a todos ao assumir a ponta com 1min48s622. Petrucci, no entanto logo deu o troco com 1min48s596, o suficiente para que ambos garantissem vagas no Q2. Pirro encerrou sua participação caindo na curva 8 e ficando apenas em sétimo.
Q2 – Márquez domina, Viñales surpreende
Márquez foi o primeiro a marcar tempo na fase decisiva e com a espetacular volta de 1min47s117 garantia a pole position para si, logo no início. Rossi ocupou momentaneamente a segunda posição antes de ser superado por Viñales, Pedrosa e Crutchlow. Lorenzo, nesse momento vinha apenas em sétimo, a mais de dois segundos do líder.
O espanhol, no entanto, começou a reagir quando restavam sete minutos para o final ao pular para terceiro com o tempo de 1min47s934. Lorenzo se posicionava atrás de Márquez e Crutchlow, mas a frente de Rossi, Pedrosa e Viñales, que haviam recuado para quarto, quinto e sexto, respectivamente.
A Ducati estava apagada em Aragón, mas Dovizioso surgiu do nada para tomar a segunda posição de Crutchlow restando menos de dois minutos para o final. O britânico, por sua vez caiu logo em seguida encerrando sua participação no Q2. Pedrosa, que havia acabado de subir para quarto (superando Rossi) foi outro a cair.
Viñales foi o destaque final ao pular para segundo ficando, porém, a mais de meio segundo do líder. Lorenzo também acertou uma boa última volta e garantiu a terceira posição, desbancando Dovizioso para quarto, Crutchlow para quinto e Rossi para sexto. O italiano apenas fecha a segunda fila.
Pedrosa abre a terceira fila com a sétima posição, ao lado de Aleix Espargaró e Danilo Petrucci. Scott Redding, Pol Espargaró e Stefan Bradl fecham os doze primeiros. Confira aqui o grid de largada completo. A largada da categoria rainha está programada para amanhã (25) às 09h00 (horário de Brasília).