Marc Márquez irá realizar uma nova cirurgia no ombro direito hoje (27) na Espanha. Assim como já havia acontecido com o ombro esquerdo, no ano passado, o objetivo é sanar os constantes problemas de deslocamento sofridos nos últimos anos.
Márquez encerrou os últimos testes coletivos de 2019 ontem (26) na liderança, graças ao tempo de 1min37s820. No combinado dos dois dias, no entanto, a primeira posição ainda ficou com Maverick Viñales (Yamaha).
“Esses dois dias foram muito positivos para nós, trabalhamos com as peças que temos para 2020 tentando encontrar a direção correta“, disse o espanhol. “No primeiro dia, tentamos muitas coisas diferentes e no segundo começamos com o melhor do que encontramos. Infelizmente, só conseguimos dar 20 voltas antes de começar a chover. Não estava molhado o suficiente para testar adequadamente as condições de chuva, mas também não estava seco. Agora é a hora de o pessoal da HRC no Japão analisar tudo“.
Antes do fim dos treinos, no entanto, Márquez sofreu um pequeno acidente, que ocasionou uma subluxação no ombro direito. O octacampeão explicou que já vinha sofrendo problemas na região no final da temporada, motivo para que eles decidissem por uma nova operação.
“Antes de Motegi, eu já tinha alguns problemas e depois da queda da Malásia, tive uma subluxação. Ontem no teste, sofri outra subluxação na queda; assim, junto com os médicos, decidimos que é melhor fazer uma cirurgia para evitar a situação que tive no outro ombro“, referindo-se aos constantes deslocamentos no ombro esquerdo.
Márquez realizará a cirurgia no Hospital Universitário Dexeus do Quironsalud Group, aos cuidados do Doutor Xavier Mir, já acostumado a atender pilotos de MotoGP. O espanhol só volta a pilotar em fevereiro de 2020.