Marc Márquez conquistou hoje (20) a pole position para o Grande Prêmio da República Checa de MotoGP no circuito de Brno. Com o impressionante tempo de 1min54s596 o espanhol desbancou Jorge Lorenzo, que até então pintava como franco favorito para assegurar a posição de honra.
O último Treino Livre (FP4) começou com Lorenzo na frente. O espanhol da Yamaha, que gosta muito do circuito de Brno queria apagar a má impressão deixada nas últimas etapas, principalmente realizadas em pista molhada.
Lorenzo, no entanto, esbarrou no entusiasmo de Andrea Iannone, o vencedor do GP da Áustria na semana passada, que assumiu a ponta com o tempo de 1min56s277. Algum tempo depois, Lorenzo contra-atacou marcando uma volta apenas dois milésimos (!) mais veloz que a do italiano.
Com todos os pilotos se concentrando mais no acerto para a corrida, o tempo de Lorenzo acabou sendo o mais rápido do FP4. Iannone ficou em segundo com Márquez superando Valentino Rossi no final. Maverick Viñales era o quinto mais veloz e os últimos segundos viram Cal Crutchlow destruir a sua Honda RC213V na proteção de pneus.
Q1: Pedrosa ratifica superioridade, Smith desbanca Petrucci
A primeira fase da classificação começou com a ilustre presença de Dani Pedrosa, que foi mal nos treinos livres sendo obrigado a passar pela repescagem para o Q2. O espanhol, portanto, era o favorito para ficar com o melhor tempo.
O primeiro a marcar um tempo rápido foi Álvaro Bautista, com 1min57s062. Pedrosa, no entanto, logo pulverizou essa marca com 1min56s159. Na volta seguinte, o espanhol melhorou ainda mais, para 1min55s793 praticamente garantindo sua passagem ao Q2. Restava aos outros competidores disputar a vaga restante.
Quem vinha com mais chances era Danilo Petrucci, com quatro décimos de atraso para Pedrosa. Contudo foi Bradley Smith quem surpreendeu cravando 1min55s917. Na volta seguinte o britânico conseguiu melhorar ainda mais, para 1min55s857, desbancando definitivamente o italiano de uma vaga no Q2 que parecia certa.
Q2: Márquez arrisca tudo e tira Lorenzo da liderança
Já restavam pouco mais de quatorze minutos quando as motos lentamente começaram a entrar na pista para iniciar o Q2, a fase decisiva da classificação. O primeiro a marcar tempo foi Iannone com 1min55s626. Márquez vinha dois décimos atrás, trazendo Viñales e Rossi.
Lorenzo, no entanto não demorou a dar o ar da graça com 1min54s959, a melhor volta do dia até então. Márquez logo pulou para segundo três décimos atrás, desbancando Iannone. Assim como já fizera outras vezes na temporada, um surpreendente Hector Barberá se intrometia na briga dos titãs com o terceiro melhor tempo.
Restando menos de dois minutos, Lorenzo conseguia melhorar ainda mais, para 1min54s849 mostrando que o espanhol estava muito à vontade no circuito checo. Márquez, contudo, ainda não havia desistido e a poucos segundos da bandeirada o piloto da Honda conseguia tirar mais um “coelho da cartola” ao estabelecer 1min54s596, marca que se revelaria suficiente para a pole position.
Lorenzo ainda conseguiu melhorar em sua última volta válida, mas não o suficiente para desbancar Márquez, que conseguiu a quinta pole position na temporada. Iannone ficou em terceiro, com Aleix Espargaró surpreendendo em quarto e Barberá em quinto com a Ducati GP14.
Rossi foi competitivo e sempre se manteve entre os primeiros, mas acabou se classificando apenas em sexto, fechando a segunda fila. Andrea Dovizioso também foi discreto, em sétimo, a frente de Viñales, em um raro momento atrás de seu companheiro de equipe Aleix Espargaró. Pedrosa e Cal Crutchlow fecharam os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo.