Marc Márquez surpreendeu a todos ao anunciar hoje (28), logo após a sessão de classificação do GP da Itália, que está interrompendo a sua temporada 2023 para a realização de uma quarta cirurgia no braço direito. O espanhol ainda disse que não há previsão de volta.
Márquez (Repsol-Honda), que se classificou apenas na 12º posição para o GP italiano, a mais de 1 segundo do pole position Fabio Di Giannantonio, revelou que ainda sente muito desconforto no braço direito fraturado no GP da Espanha de 2020. O espanhol vinha fazendo um tratamento conservador que parece não estar surtindo efeito.
“Infelizmente, tenho que fazer uma pausa na temporada 2022 que me manterá afastado da competição por um tempo. Depois de todos esses meses de trabalho intenso com minha nova equipe médica em Madri, minha condição física melhorou e reduzi o desconforto no braço direito para poder competir nos Grandes Prêmios, mas ainda tenho limitações significativas no úmero que não me permitem pilotar a moto corretamente e alcançar os objetivos que sempre estabeleci para mim mesmo“, disse Márquez.
O tratamento para o braço quebrado no GP da Espanha de 2020 está se transformando na maior cruz da carreira de Marc Márquez. O octacampeão já passou por três cirurgias, sem conseguir restabelecer condições próximas das que tinha até então. Além disso, os constantes acidentes também lhe causaram a volta da diplopia esse ano.
“É por esta razão que juntamente com a minha equipe médica, Dr. Samuel Antuña e Dr. Angel Cotorro, e após consulta com especialistas da Clínica Mayo, tomei a decisão de realizar uma nova operação com o objetivo de melhorar a minha posição na moto que me permitirá rodar sem as limitações atuais. Pessoalmente, tenho a máxima motivação e entusiasmo para continuar a trabalhar e fazer o esforço para voltar a competir ao mais alto nível“, continuou.
A partir de agora, Márquez vai ser tratado nos Estados Unidos por uma nova equipe médica liderada pelo Doutor Sánchez Sotelo. A cirurgia será feita no osso úmero do braço direito para melhorar os movimentos rotacionais, além manter a estabilidade do ombro e reduzir o desconforto.
A cirurgia acontecerá na próxima quarta-feira, 1º de junho. Dessa vez, Márquez não colocou uma previsão de retorno. “Quero agradecer todo o apoio que minha família sempre me deu, as pessoas de confiança ao meu redor, a Repsol Honda, toda a minha equipe médica e principalmente todos os fãs que estão sempre comigo nos bons e maus momentos“, encerrou. Parece que o piloto de testes Stafan Bradl vai ter que trabalhar novamente.