Marc Márquez venceu hoje (2) o Grande Prêmio da Alemanha de MotoGP, no circuito de Sachsenring. O espanhol controlou os ataques de um surpreendente Jonas Folger, que chegou na segunda posição muito próximo. Dani Pedrosa completou o pódio com Maverick Viñales em quarto e Valentino Rossi em quinto.
Márquez, que já havia conquistado a pole position, manteve a ponta na largada, seguido de Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, que pulou de sexto para terceiro. Rossi também realizou uma excelente partida, subindo de nono para sexto, enquanto Viñales vinha apenas décimo.
Na terceira volta, Lorenzo perdeu o terceiro lugar para Folger, que já vinha sendo o melhor piloto da Yamaha no final de semana. O alemão estava tão bem que logo em seguida conseguiu ultrapassar também Pedrosa e pular para o segundo posto.
Folger surpreende assumindo a ponta
Para espanto de todos, Folger levantou a torcida alemã realizando uma sensacional ultrapassagem sobre o líder Márquez, assumindo a ponta de sua corrida caseira na quarta volta. Mais atrás, Petrucci também havia conseguido superar Lorenzo, que segurava Rossi, Andrea Dovizioso, Aleix Espargaró e Cal Crutchlow.
Enquanto Folger mantinha uma improvável liderança, Rossi foi o próximo a superar Lorenzo e pular para quinto. O italiano não estava sozinho, pois trouxe junto Dovizioso em sexto e Aleix Espargaró em sétimo. Viñales continuava em décimo, mas vinha logo atrás dessa briga.
Folger erra e Márquez e retoma o controle da corrida
Sabendo que precisava avançar na classificação, Rossi ultrapassou Petrucci e assumiu a quarta posição quando restavam 21 voltas para o final da prova. Folger, enquanto isso, cometia um pequeno erro na curva 1 e cedeu a liderança para Márquez novamente.
Petrucci, por outro lado, vinha despencando e deixou a disputa pelo quarto lugar entre Rossi, Dovizioso e Viñales, que já vinha em sexto após largar apenas em 11º. Os três formaram um segundo grupo, deixando os outros para trás.
Extremamente determinado, Viñales superou Dovizioso e Rossi quando restavam 11 voltas para o final da prova para assumir a quarta posição. Entretanto, Pedrosa já estava mais de 10 segundos à frente, com Márquez na liderança seguido muito de perto por Folger.
Folger permanecia próximo, mas Márquez ainda tinha reservas para andar mais forte, por isso não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada em primeiro, com 2s5 de vantagem para o alemão. Pedrosa sustentou a terceira posição, mas a mais de 10 segundos do vencedor.
Viñales ficou em quarto, com Rossi logo atrás em quinto e um surpreendente Álvaro Bautista em sexto lugar. O espanhol deixou para trás Aleix Espargaró, o sétimo, Dovizioso, o oitavo, Johann Zarco – que também fez uma excelente corrida – em nono e Cal Crutchlow, que fechou os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.