Marc Márquez conquistou hoje (26) a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, no circuito de Silverstone. O espanhol marcou o espetacular tempo de 1min59s941, quebrando seu próprio recorde de 2015. Valentino Rossi e Cal Crutchlow completam a primeira fila.
Apesar dos dois acidentes sofridos nos treinos livres de ontem (25), Márquez esteve muito mais competitivo hoje, ao começar o Q2 na frente com o tempo de 2min00s106. Nos primeiros minutos, o espanhol só era ameaçado por Crutchlow em segundo e Maverick Viñales em terceiro.
Enquanto Márquez liderava, a briga principal acontecia pela segunda posição. Restando oito minutos para o final, Viñales conseguiu desbancar Crutchlow e assumir a vice-liderança. Rossi, enquanto isso vinha apenas em oitavo lugar, atrás também de Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso e Dani Pedrosa.
Embora vários pilotos estivessem rápidos, foi Márquez quem fez uma última volta perfeita. O tempo de 1min59s941 foi a primeira vez que uma motocicleta girou abaixo dos 2 minutos no atual circuito de Silverstone e suficiente para garantir a sua 71º pole position no Campeonato Mundial.
Rossi também surpreendeu nos últimos segundos, marcando o tempo de 2min00s025, o suficiente para superar Crutchlow e ficar apenas 0s084 atrás de Márquez. Os três irão dividir a primeira fila do grid de largada para a corrida de amanhã, com previsão de largada para as 11h30 (horário de Brasília)
Viñales ficou em quarto, com Lorenzo em quinto e Dovizioso em sexto. Após ter que se submeter ao Q1, Pedrosa assegurou a sétima posição, à frente de Johann Zarco, o oitavo, Aleix Espargaró, com a primeira Aprilia em nono e Jonas Folger, que completa os dez primeiros.
Leia também
Rossi chega à Silverstone confiante: “É uma pista muito divertida”
Viñales surpreende: “Se eu não puder vencer, torço para que Rossi vença”
MotoGP analisa novo procedimento para trocas de moto