A Honda confirmou hoje (25) que Marc Márquez vai estar presente nos primeiros testes pré-temporada 2022 em Sepang, no início de fevereiro. O espanhol não dá as caras no paddock desde outubro.
Márquez sofreu um acidente enquanto praticava motocross resultando em uma concussão e um quadro de diplopia (visão dupla) pela segunda vez a carreira. Desde outubro, o piloto de 28 anos se concentrou totalmente no tratamento, abdicando das duas últimas etapas da MotoGP e se distanciando das redes sociais.
“Durante o inverno Márquez teve exames médicos contínuos e consultas para monitorar sua diplopia. Nas últimas semanas, as melhorias em sua condição fizeram com que sua equipe médica considerasse sua recuperação suficiente para retornar aos treinos em duas rodas. Ele voltou primeiro à pista de motocross antes de experimentar a Honda RC213V-S em Portimão e uma Honda CBR600RR em Aragão“, disse a Honda em um comunicado.
“Na última segunda-feira, 24 de janeiro, Márquez passou por outro exame médico que confirmou que o tratamento foi um sucesso total e que o oito vezes campeão do mundo está em condições adequadas para pilotar uma moto de MotoGP. Portanto, foi decidido que Márquez começará sua campanha de 2022 no primeiro teste oficial em Sepang antes de seguir para Mandalika, na Indonésia, na semana seguinte com Pol Espargaró“, disse a HRC.
Assim sendo, Márquez entra na pista entre os dias 5 e 6 de fevereiro, que é quando os pilotos titulares tem direito a estar na pista de Sepang. Antes disso, entre 3 e 4, apenas os pilotos de teste e novatos podem participar. A apresentação da equipe Repsol Honda acontece logo depois, no dia 8.