Francesco Bagnaia venceu hoje (30) o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP em Austin. O italiano assumiu a ponta na quinta volta depois que Marc Márquez caiu sozinho quando liderava e precisou abandonar.
Ao contrário da véspera, a chuva, que havia dado às caras na sexta-feira, reapareceu e foi parte integrante da corrida de Moto2. Mas a 20 minutos da largada, ela havia parado, de modo que alguns pilotos até arriscaram partir para o grid com pneus slick.
A coragem de arriscar, no entanto, sofreu um baque quando Fabio Quartararo (Yamaha) caiu quando se dirigia para o grid de largada. O francês teve que voltar correndo para os boxes e quem pretendia fazer o mesmo que ele desistiu na hora.
Mas a pista estava praticamente seca e a 30 segundos da volta de apresentação, Márquez (Ducati) desistiu de largar na pole e foi correndo para os boxes pegar a moto reserva com pneus slick. Bagnaia (Ducati) e outros fizeram o mesmo e a largada foi atrasada em quase meia hora.
Na nova largada, agora com todos de pneus slick, Márquez partiu com perfeição e assumiu a liderança, seguido de Alex Márquez (Gresini Ducati), Bagnaia, Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati), Pedro Acosta (KTM) e Jack Miller (Pramac Yamaha) em sexto.
Especialista em Austin, Márquez já tinha dois segundos de vantagem na frente e parecia que a vitória era certa. Mais confiante após a Sprint Race de ontem, Bagnaia conseguiu ultrapassar Alex Márquez e assumir a segunda posição.
De qualquer forma, Bagnaia não estava conseguindo se aproximar quando Márquez caiu enquanto percorria a sequência de esses após a largada na nona volta. O espanhol conseguiu voltar, mas a moto estava muito danificada e teve que desistir.
Daí em diante, Bagnaia apenas precisou se concentrar em não fazer o mesmo e manter uma distância segura para Alex. As atenções se voltaram para as posições intermediárias, com destaque para Miller na quinta posição, Zarco na sétima posição e Aldeguer em oitavo.
Aldeguer fazia a sua melhor corrida em seu ano de estreia na MotoGP e, com muita velocidade, conseguiu ultrapassar, Zarco e Miller para assumir a quinta posição. Mas o novato espanhol também acabou caindo quando restavam apenas duas voltas para o final.
Bagnaia manteve a calma e cruzou a linha de chegada com cerca de 2 segundos de vantagem para Alex Márquez. Di Giannantonio chegou bem próximo em terceiro, com Franco Morbidelli (VR46 Ducati) mais atrás na quarta posição.
Depois vieram Miller, Marco Bezzecchi (Aprilia), outro que se recuperou bem, Enea Bastianini (KTM) em sétimo, Luca Marini (Honda) em oitavo, Ai Ogura (Tackhouse Aprilia) em nono e Quartararo em décimo. Cinco pilotos não completaram a corrida.
Agora, quem lidera o campeonato é Alex Márquez com 87 pontos, apenas um a frente de seu irmão Marc. Renovado em sua confiança, Bagnaia se aproxima em terceiro com 75 pontos. Morbidelli ainda é o quarto com 55, mas Di Giannantonio se aproxima com 44.
GP dos Estados Unidos – Classificação Final
1.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, 19 voltas em 39:00,191 min
2.Alex Márquez (ESP), Ducati, +2,089 seg
3.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati , +3,594
4.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +10,732
5.Jack Miller (AUS), Yamaha, +11,857
6.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +12,238
7.Enea Bastianini (ITA), KTM, +12,815
8.Luca Marini (ITA), Honda, +15,646
9.Ai Ogura (JAP), Aprilia, +16,344
10.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +18,255
11.Alex Rins (ESP), Yamaha, +24,256
12.Raúl Fernández (ESP), Aprilia, +27,938
13.Augusto Fernandez (ESP), Yamaha, +35,740
14.Maverick Viñales (ESP), KTM, +42,724
15.Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, +46,397
16.Somkiat Chantra (TAI), Honda, +1:03,601
17.Johann Zarco (FRA), Honda, +2 voltas