Marc Márquez garantiu hoje (29) a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de MotoGP. O espanhol não demonstrou dificuldade em estabelecer a volta de 2min01s088 deixando Fabio di Giannanantonio Alex Márquez para trás.
Depois de um dia de clima bastante instável na sexta-feira (28), felizmente a pista permaneceu seca para as sessões qualificatórias de sábado (29) no Circuito das Américas em Austin, Texas. No Q1, os pilotos que conseguiram passar para o Q2 foram Luca Marini (Honda) e Fabio Quartararo (Yamaha).
A segunda qualificação atrasou um pouco – a bandeira vermelha no Q1, com o acidente de Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) fez com a barreira de proteção na curva 2 precisasse ser reconstruída – e com que a sessão começasse um pouco mais tarde.
Não demorou muito para Marc Márquez (Ducati) ditar o ritmo com 2min01s522. Após um terço de sessão, atrás dele vinham Di Giannantonio (VR46 Ducati), Pecco Bagnaia (Ducati), Alex Márquez (Gresini Ducati), Joan Mir (Honda), Maverick Viñales (KTM), Quartararo e Pedro Acosta (KTM).
Todos os pilotos realizaram o Q2 com o pneu dianteiro médio e o pneu traseiro macio. Depois que eles voltaram aos boxes para colocar jogos novos, eles partiram para o tudo ou nada. Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) foi o primeiro a cair na Curva 1, mas conseguiu continuar imediatamente.
Alex Márquez melhorou sua posição a dois minutos do final e ficou em primeiro lugar. Mas a sua alegria durou pouco porque logo depois seu irmão Marc estabeleceu 2min01s088, tempo suficiente para a pole position. Joan Mir também caiu pouco antes do final.
Foi a sua oitava pole position no Circuito das Americas, uma pista que domina como poucos. Essa também é a sua 69ª pole no Campeonato Mundial de Motociclismo, números que parecem que vão aumentar consideravelmente até o final do ano.
No finalzinho, Di Giannantonio também melhorou e ficou em segundo colocando dois décimos de vantagem sobre Alex Márquez. Pedro Acosta garantiu o quarto lugar para a KTM e Franco Morbidelli (VR46 Ducati) superou Bagnaia na quinta colocação.
Luca Marini fez uma de suas melhores sessões de qualificação pela Honda conseguindo o sétimo lugar no grid, a frente de seu companheiro de equipe Mir. Jack Miller (Pramac Yamaha), Viñales, Quartararo e Aldeguer completaram os 12 primeiros.
GP dos EUA – Grid de Largada
- Marc Márquez (Ducati), 2:01.088 min
- Fabio Di Giannantonio (Ducati) +0,101 seg
- Alex Márquez (Ducati) +0,360 seg
- Pedro Acosta (KTM) +0,416
- Franco Morbidelli (Ducati) +0,441
- Francesco Bagnaia (Ducati) +0,523
- Luca Marini (Honda) +0,649
- Joan Mir (Honda) +0,920
- Jack Miller (Yamaha) +0,920
- Maverick Viñales (KTM) +0,931
- Fabio Quartararo (Yamaha) +0,944
- Fermin Aldeguer (Ducati) +1.331
- Marco Bezzecchi (Aprilia)
- Alex Rins (Yamaha)
- Johann Zarco (Honda)
- Brad Binder (KTM)
- Enea Bastianini (KTM)
- Ai Ogura (Aprilia)
- Raul Fernandez (Aprilia)
- Augusto Fernandez (Yamaha)
- Somkiat Chantra (Honda)
- Lorenzo Savadori (Aprilia)