A Dorna, entidade que promove e regulamenta a MotoGP anunciou hoje (11) que o uso de macacões com airbags será obrigatório na categoria rainha a partir da próxima temporada. A regra também vale para a Moto2 e Moto3.
A obrigatoriedade se aplica a todos os pilotos permanentes do Mundial de Motovelocidade, assim como aqueles que correrão por mais de duas corridas. Entretanto, os participantes Wild Card (convidados) estão dispensados.
A nova regra também estabelece uma série de condições que os sistemas devem cumprir, como proteger a clavícula e os ombros, pelo menos. A proteção à coluna, no entanto ainda é opcional. Se um fabricante resolver oferecer essa parte, o dispositivo deve cobrir toda as costas do piloto.
Ainda não foram esclarecidos e especificados maiores detalhes, como o tipo de bateria, eletrônica, tempos de inflagem e deflação. Os airbags, contudo, devem ser totalmente autônomos, tecnologia que apenas a Alpinestars e Dainese, as duas maiores marcas da atualidade, podem oferecer.
Alpinestars e Dainese, inclusive, estão no meio de uma disputa judicial na Europa para discutir quem foi a real criadora do sistema de airbags. A primeira acionou a segunda na justiça primeiro, que contra atacou e conseguiu o impedimento de seu sistema na Alemanha.