A aposentadoria de Jorge Lorenzo pode durar pouco tempo. De acordo com Lin Jarvis, chefe da equipe Yamaha, o espanhol está negociando um retorno para 2021, mas com a Ducati.
Lorenzo anunciou uma surpreendente aposentadoria na última etapa do ano passado, após um ano muito difícil na Honda, com quedas e um desempenho muito abaixo do esperado. No entanto, apenas dois meses depois, o espanhol estava de volta, como piloto de testes da Yamaha.
“Em 2020, Jorge queria descobrir, pela Yamaha, se ainda estava interessado o suficiente para voltar às corridas. Eu acho que ele estava muito interessado em descobrir se ainda seria rápido o suficiente, confortável e competitivo e se poderia recuperar sua antiga confiança na Yamaha“, disse Jarvis ao Speedweek.
Nessa condição, Lorenzo participou dos testes pré-temporada pilotando uma M1 modelo 2019. Contudo, isso foi antes da pandemia de Coronavírus. No retorno às corridas, o que deve acontecer no início de julho, foram vetadas as participações curinga, algo que o espanhol pretendia realizar no GP da Catalunha.
Além disso, as quatro vagas na Yamaha para 2021 já estão praticamente confirmadas. Na equipe de fábrica correrão Maverick Viñales e Fabio Quartararo enquanto que Valentino Rossi parece destinado a continuar na equipe satélite Petronas ao lado de Franco Morbidelli, cuja permanência também é defendida.
“Conosco, todos os quatro lugares de MotoGP estão ocupados quando Valentino decide continuar e assina com a Petronas Yamaha. Como espero que Franco Morbidelli fique conosco, a Yamaha provavelmente não teria lugar para Jorge“, explicou. “Jorge teria que falar com um concorrente se quisesse pilotar uma temporada completa novamente. Existem fabricantes como a Ducati que ainda não completaram sua formação de pilotos. Até agora, só anunciaram um piloto“, ressalta.
Os especialistas alemães vão ainda mais longe afirmando que Lorenzo tomou a decisão de deixar a Honda ainda em meados de 2019, mas foi apenas no retorno às pistas em Silverstone, após a lesão em Assen (e com outro mau desempenho) que a marca japonesa decidiu rescindir o contrato, sem o pagamento da multa milionária.
Eles ainda afirmam que a equipe de testes da Yamaha pode ser forçada a cortar custos em 2021 (devido à epidemia de Covid-19), enquanto que a Ducati aparentemente tem uma reserva lucrativa de pessoal com Lorenzo.