Com cinco etapas já canceladas na temporada 2021, a Dorna, a entidade que organiza e promove a MotoGP, trabalha duro para contornar os problemas. Fala-se agora que novas etapas em Le Mans, Jerez e Misano podem substituir o GP da Tailândia, em outubro.
Para a Dorna, a temporada 2021 está sendo quase tão complicada quanto a de 2020. Primeiro, o GP da Argentina caiu em abril, depois o da Finlândia. Na sequencia, os GPs do Japão e da Austrália foram cancelados e, nessa semana, foi a vez da Tailândia jogar a toalha. Há uma grande preocupação que o GP da Malásia seja o próximo.
Desde que assumiu a gerência do Mundial de Motovelocidade em 1992, a Dorna não encontrava tantas dificuldades para completar um campeonato. Os contratos atuais estabelecem um número mínimo de etapas a serem disputadas. Menos do que isso abre a janela para processos contratuais, daí a necessidade de se encontrar uma solução.
De acordo com o Speedweek, diferentes cenários estão sendo examinados. Negociações estão em andamento com o promotor do GP da França, Claude Michy, que, dadas as fortes atuações de Fabio Quartararo e Johann Zarco (1º e 2º no Mundial), gostaria de uma segunda etapa no país. Isso parece bastante difícil de acontecer, no entanto.
A única data disponível é 26 de setembro, após as rodadas de Aragão e Misano, antes de partirem para os EUA, o que significa quatro finais de semana sem intervalos. Depois disso, as temperaturas ficam extremamente baixas em Le Mans. E Michy já antecipou que só há interesse se houver a presença de público, algo improvável, já que a pandemia está com tendência de alta na França.
Duas corridas consecutivas no Circuito das Américas em Austin, nos Estados Unidos, seria a solução ideal em termos de custos e logística, mas é impossível, porque os finais de semana anterior e posterior a 3 de outubro já estão ocupados com outros eventos. A volta do GP da Argentina também está fora de cogitação depois do incêndio que devastou as principais instalações do circuito Termas de Rio Hondo no início do ano.
A solução mais prática para a Dorna, no momento, seria adicionar um segundo GP em Misano no dia 26 de setembro, ou em Jerez em 31 de outubro. Ou até mesmo no dia 24 de outubro, caso seja necessário cancelar o GP da Malásia, o único que restou na Ásia. Até o momento, os malaios não sinalizam nenhum problema. Mas as equipes são inseguras, porque os testes coletivos de fevereiro foram subitamente cancelados, apesar de todas as promessas positivas.
Há temores de que o GP da Inglaterra, em 29 de agosto, também possa cair. O país retirou todas as restrições pandêmicas essa semana, e há um clima de incerteza com o que pode acontecer nas próximas semanas, devido à disseminação da variante Delta, altamente infecciosa. “Mas até agora está tudo bem com Silverstone“, relatou um funcionário da Dorna na quinta-feira (22). Veja como está o calendário no momento.
8 de agosto: GP da Estíria (Red Bull Ring)
15 de agosto: GP da Áustria (Red Bull Ring)
29 de agosto: GP da Inglaterra (Silverstone)
12 de setembro: GP de Aragão (Motorland)
19 de setembro: GP de San Marino (Misano)
03 de outubro: GP dos EUA (Circuito das Américas)
24 de outubro: GP da Malásia (Sepang)
07 de novembro: GP do Algarve (Portimão)
14 de novembro: GP de Valência (Ricardo Tormo)