A equipe KTM anunciou ontem (23) Brad Binder na vaga que era de Johann Zarco na MotoGP em 2020. O sul-africano, que atualmente defende as cores da marca na Moto2 será companheiro de Pol Espargaró.
Foi um movimento inesperado, pois a expectativa era de que a KTM promovesse Miguel Oliveira, da satélite Tech3 para a vaga no time principal. Os austríacos, no entanto, explicaram a decisão ao preferir dar uma chance aos “jovens famintos”.
“Ficou claro que nossos planos para 2020 precisavam mudar após o anúncio no meio da temporada. Após algumas reflexões e conversas, decidimos seguir nessa direção e deixar que os jovens, famintos e com boa experiência nas outras categorias nos mostrem o que podem fazer“, disse Pit Beirer, chefe da KTM. “Brad é um piloto que percorreu a estrutura da KTM e não temos dúvidas de que ele pode entrar na equipe oficial e continuar mostrando o mesmo estilo e atitude de nunca desistir que vimos há muito tempo“.
Eles também anunciaram os planos para a equipe satélite Tech3. Ao lado de Miguel Oliveira correrá Iker Lecuona, piloto espanhol de apenas 19 anos que substituirá o malaio Hafizh Syahrin. Este, por sua vez volta à Moto2 após três temporadas na MotoGP.
“Meu sentimento é que esse é o time mais forte que poderíamos esperar para 2020. Queremos ter quatro pilotos com talento, paixão, vontade e que eles se mantenham no projeto“, disse Hervé Poncharal, chefe da Tech3. “Pessoalmente, estou feliz em trabalhar com um novato jovem e talentoso como Iker. Temos o suporte técnico e as pessoas certas a bordo. Acredito que daremos um grande passo no próximo ano, com Miguel no segundo ano e Iker ansioso para nos mostrar o que pode fazer.“
Com o anúncio da KTM, o grid da MotoGP está oficialmente completo para 2020. Johann Zarco, que disputará últimas três etapas do ano pela LRC-Honda só poderá voltar à Classe Rainha (a princípio) em 2021. Confira abaixo como ficaram as equipes.
Repsol Honda
93 – Marc Márquez (ESP)
99 – Jorge Lorenzo (ESP)
Monster Yamaha
46 – Valentino Rossi (ITA)
12 – Maverick Viñales (ESP)
Ducati Team
04 – Andrea Dovizioso (ITA)
09 – Danilo Petrucci (ITA)
Suzuki Ecstar
42 – Alex Rins (ESP)
36 – Joan Mir (ESP)
Aprilia Racing Team Gresini
29 – Andrea Iannone (ITA)
41 – Aleix Espargaró (ESP)
Red Bull KTM
44 – Pol Espargaró (ESP)
00 – Brad Binder (RSA)
LCR-Honda
35 – Cal Crutchlow (ING)
30 – Takaaki Nakagami (JPN)
Petronas Yamaha SRT
20 – Fabio Quartararo (FRA)
21 – Franco Morbidelli (ITA)
Pramac Racing
43 – Jack Miller (AUS)
63 – Francesco Bagnaia (ITA)
Avintia Racing
53 – Tito Rabat (ESP)
17 – Karel Abraham (CZE)
Tech3 KTM
88 – Miguel Oliveira (POR)
00 – Iker Lecuona (ESP)