A equipe oficial KTM anunciou hoje (9) que Jack Miller vai correr com eles nas temporadas de 2023 e 2024. O australiano ocupará o lugar de Miguel Oliveira, ao lado de Brad Binder.
Miller, que corre na equipe oficial Ducati desde o ano passado, deve ceder o seu lugar para uma das novas estrelas da marca italiana em 2023, como Enea Bastianini ou Jorge Martin. Quanto ao australiano, essa é a terceira vez que ele muda de fabricante desde que começou a correr na MotoGP em 2015.
“É claro que conhecemos Jack desde que ele fez um boom em nosso programa de Moto3 e é um grande prazer trazer um piloto de suas capacidades para nossa estrutura de MotoGP“, disse o diretor da KTM, Pit Beirer. “Ele nos deixou com uma impressão positiva e mantivemos contato. A abordagem e a atitude de Jack em relação às corridas são muito semelhantes às nossas. Estou muito orgulhoso por ele voltar à KTM e e será uma grande adição à nossa missão.”
Miller foi vice-campeão na Moto3 em 2014 com a equipe Red Bull KTM Ajo, perdendo o título para Alex Márquez. Extremamente promissor, o australiano foi levado diretamente para a MotoGP através da Honda no ano seguinte. Em 2018, insatisfeito, mudou-se para a equipe satélite da Ducati.
É provável que sua volta à KTM tenha também graças a um empurrão de Francesco Guidotti, ex diretor técnico da Pramac que passou a trabalhar na equipe austríaca esse ano. “Eu o conheço bem, sei como ele gosta de trabalhar e o que pode trazer para o box”, disse Guidotti. “Acredito que seu caráter e a maneira como ele pilota nos ajudará muito nesta fase do nosso projeto.“
“Assim como Brad Binder, Jack Miller é um piloto puro: ele vai encontrar os limites e o máximo de qualquer condição e qualquer pacote e ainda ‘tentar de tudo’ para obter o resultado e isso é uma qualidade bastante rara. As próximas duas temporadas serão emocionantes“, adicionou Guidotti.
Quanto a Miguel Oliveira, foi lhe oferecida uma volta à equipe satélite Tech3, mas o português já avisou que não quer. O português disse que quer uma equipe de fábrica, mas agora, na prática, só resta a vaga de Pol Espargaró (Repsol-Honda). Seu nome tem sido mais linkado à Gresini Racing.