Segundo a imprensa alemã, a KTM está buscando investidores e patrocinadores para manter o projeto de MotoGP vivo. Em estado de insolvência, os investidores da marca pediram a saída da Categoria Rainha.
Desde que declarou insolvência em 30 de novembro do ano passado, o destino da KTM, como marca, está nas mãos agora de uma junta de credores que aprovaram, há duas semanas, o orçamento necessário para manter a empresa funcionando.
Antes disso, no entanto, eles fizeram uma série de exigências, cortes em áreas chave, como Pesquisa e Desenvolvimento, além do programa de motociclismo da empresa. Mas, de acordo com Pit Beirer, diretor esportivo da KTM, eles estão buscando alternativas para manter a equipe funcionando.
“Não estamos abertos apenas a patrocinadores, como tem sido o caso até agora, mas também a investidores”, disse Beirer ao diário alemão Speedweek. “Podemos olhar para a Fórmula 1 e ver como as pessoas de lá conseguiram montar e administrar as equipes de forma lucrativa. Esse caminho passa por parceiros, investidores e patrocinadores, mas também pelo dinheiro que flui do próprio campeonato para as equipes. O objetivo do fabricante deve ser reduzir o investimento.”
Beirer está otimista de que algo será anunciado em relação aos investidores no primeiro semestre da temporada de 2025. O orçamento médio para uma equipe de MotoGP gira em torno dos 40 milhões de euros, o que pode aumentar quando se inclui a Moto2 e Moto3 na jogada.
“Nosso objetivo não é vender o projeto MotoGP, mas sim conseguir um parceiro forte a bordo. Por um lado, isso apoia o projeto financeiramente, mas também traz novos contatos e cria novas oportunidades. Para aumentar a receita por meio de patrocínios e ter um profissional financeiro ao seu lado que ajude a organizar a equipe em uma direção diferente para chegar ao ponto em que você não precise mais de um orçamento interno para um projeto de MotoGP”, explicou.
Todos os atuais fabricantes de MotoGP têm contrato com a Dorna até o final de 2026. O novo período começa em 2027, com a entrada do novo regulamento que terá motores de 850cc e a KTM foi uma das fabricantes que ajudaram a compor esse novo conjunto de regras.