A KTM apresentou hoje (12) as suas duas equipes para competir na temporada 2021 da MotoGP. Em seu quinto ano na Categoria Rainha, os austríacos esperam dar mais um passo e brigar pelo título.
Na temporada passada, a KTM foi o grande destaque após vencer três corridas, uma com o sul-africano Brad Binder e duas com o Miguel Oliveira, então na equipe satélite Tech3. Não por acaso o português foi o escolhido para substituir Pol Espargaró esse ano e admite que “ser melhor do que em 2020 já é um bom começo”.
“Para ser campeão é preciso conjugar muitos detalhes ao mesmo tempo e, para isso, dependendo de como corre e do que vai acontecendo, geralmente podemos atingir o sucesso ao longo do projeto“, disse Oliveira. “Às vezes, um quarto lugar será um resultado muito bom e, noutras, um segundo lugar ficará aquém das nossas expectativas, mas será preciso trabalhar durante o trajeto e, neste momento, como ponto de partida, estou a pensar em conseguir um conjunto de resultados que consideremos de sucesso“.
Apesar do entusiasmo de todos, o chefe da equipe de fábrica, Pit Beirer procura afastar qualquer favoritismo: “Acho que essa pressão deve estar nos ombros de outros, mas estamos realmente satisfeitos por termos cumprido o sonho com estas vitórias em corrida. São um fato, aconteceram e agora queremos mais”, disse.
A maior novidade em termos visuais foi a apresentação das motocicletas da equipe Tech3 KTM, que abandonaram a antiga pintura em azul e cromado para adotar uma predominância de laranja com preto ainda mais chamativa que o time de fábrica.
Em termos de pilotos, a Tech3 também tem novidades. Com a saída de Oliveira, eles recrutaram Danilo Petrucci, que traz informações e experiência após muitos anos na Ducati: “Estou muito feliz em correr por eles. Temos todo o suporte de fábrica que precisamos e um ambiente realmente muito agradável“, revelou o italiano.
“Estou muito curioso para experimentar a moto e conhecer todos na equipe Tech3“, continuou. “Quero devolver um pouco da minha experiência a essa fábrica. Conheço muitas situações de corrida que podem acontecer em um ano e todos os outros pilotos são muito rápidos e competitivos. Quero ser mais rápido que eles ou lutar com eles e partilhar a nossas opiniões para fazer a moto crescer“.
Praticamente nada foi dito sobre os detalhes técnicos da nova RC16, mas o diretor da KTM, Mike Leitner anunciou novas peças aerodinâmicas e de motor que serão estreadas nos cinco dias de testes previstos em Losail, no Catar, antes do início do campeonato em 28 de março.