A KTM apresentou hoje (27) as suas equipes para competir na temporada 2022 de MotoGP. A fabricante austríaca estará presente com quatro motos, duas com novatos.
Em termos visuais, pouca coisa mudou no design das KTM RC16 2022, com o belíssimo design introduzido em 2021 mantido. A equipe oficial segue tendo o azul fosco predominante com detalhes em laranja. Apenas o logotipo da Red Bull agora está mais destacado graças a um fundo branco.
Os pilotos também são os mesmos de 2021, Brad Binder e Miguel Oliveira. O sul-africano, que prepara-se para a sua terceira temporada de MotoGP, venceu o GP da Estíria. Já o português, que entrou na Classe Rainha um ano antes, venceu o GP da Catalunha e espera estar totalmente recuperado dos problemas físicos que teve.
“Aprendi tanto nas últimas duas temporadas que é difícil escolher apenas algumas coisas em particular“, disse Binder. “Na primeira, tive que gerenciar um pouco minhas expectativas. Queria muito, muito cedo e cometi muitos erros. No ano passado tive que aceitar onde estávamos. Aprendi muito mais sobre a categoria, como economizar pneus, como gerenciar corridas. Então, estou mais pronto do que jamais estive.“
“No ano passado, tivemos um grande passo à frente em quatro corridas, onde marquei três pódios e uma vitória, o que foi muito bom. Então, com a lesão na segunda metade da temporada, as corridas se tornaram muito difíceis: foi definitivamente uma curva de aprendizado para mim“, disse Oliveira. “Eu diria que se conseguir marcar pontos em todos os GPs no final do campeonato o resultado pode ser bem diferente, então estamos apenas procurando tirar o máximo de meu potencial, da moto, de toda a equipe e traduzir isso em resultados.”
Se a equipe oficial optou pela continuidade, o mesmo não se pode dizer do time satélite, Tech3 KTM. Embora a cor das motos continue a mesma, com o laranja predominante, os pilotos são totalmente novos: Remy Gardner, campeão da Moto2 em 2021 e seu companheiro de equipe, vice-campeão, Raul Fernandez.
“Estou entusiasmado por começar a minha primeira temporada na classe de MotoGP. Este é o sonho de todo motociclista e mal posso esperar para começar“, disse Gardner, que é filho do campeão de 1987, Wayne Gardner. “Já tivemos alguns testes em 2021 que foram encorajadores, sei que nem sempre será fácil, mas sempre tentarei dar o melhor de mim para obter os melhores resultados possíveis sem enlouquecer.“
“Estou muito feliz por fazer a minha primeira temporada de MotoGP e é uma grande oportunidade para mim“, disse Fernandez, que impressionou tanto quanto Gardner na Moto2. “Neste inverno, preparei-me de forma diferente dos anos anteriores para ganhar músculos e ficar mais forte. A moto de MotoGP é muito mais potente“, destacou. “Meu principal objetivo será progredir corrida a corrida, e me divertir em cada uma delas.”
A KTM também será gerenciada por um novo Team Menager. Francesco Guidotti, que estava na Pramac, substitui Mike Leitner, que foi para outro cargo. “Temos que desenvolver a moto para deixar os pilotos felizes, dar-lhes a confiança para alcançar resultados“, disse. “É sempre importante fazer melhor do que no ano anterior. Para fazer melhor, precisamos de resultados mais consistentes, mais consistência entre os cinco primeiros e no pódio.“