A KTM apresentou hoje (26) a sua equipe oficial para a temporada 2023 de MotoGP. Com a chegada de Jack Miller e outras mudanças, o time austríaco quer voltar a crescer na Categoria Rainha.
Miller, que vem diretamente da equipe oficial da Ducati, não é estranho para a KTM. Foram os austríacos que bancaram a sua trajetória no Campeonato Mundial, que teve como ponto alto o vice-campeonato da Moto3 em 2014, atrás apenas de Alex Márquez.
“Boas sensações! Juntando-se à família KTM novamente, tudo está começando a parecer bastante ‘real’ agora“, disse Miller. “Há muito tempo que penso neste momento. Finalmente vendo as cores de 2023, eu mesmo no traje e toda a preparação para a próxima temporada. É incrível estar de volta aqui na KTM e reencontrar todo mundo; é um gostinho especial antes de começarmos a ação na Malásia.”
Brad Binder, por outro lado, permanece na KTM por mais uma temporada. O sul-africano, embora tenha vencido menos vezes na MotoGP do que seu então companheiro de equipe Miguel Oliveira, é considerado um dos pilotos mais promissores do grid.
“Já parece um longo período de entressafra, então estou mais do que animado para voltar à pista e começar de novo“, disse Binder. “Meu quarto ano na classe rainha e sinto que nossa melhor chance até agora de realmente conseguir algo será em 2023. Estamos prontos para começar, então vamos para Sepang e ver o que esses primeiros dias nos trazem.“
Depois de realizar a sua melhor temporada na MotoGP em 2021, a KTM viu-se estagnada em 2022, parte disso porque não teve mais as concessões do regulamento que antes lhe estavam disponíveis. O próprio diretor da KTM Motorsport, Pit Beirer admite que eles precisam de resultados.
“Tem sido uma jornada louca [na MotoGP] e gostamos muito, mas agora não basta mais apenas estar lá e ser uma equipe boa e organizada; precisamos de resultados“, disse Beirer. “Eles [os pilotos] estão se esforçando muito e é exatamente disso que precisamos. Fizemos um grande esforço para que 2023 seja melhor do que nunca.”
Assim como as outras equipes, nada foi dito em termos técnicos. A pintura da KTM, totalmente envolta nas cores da Red Bull, também segue exatamente a mesma. Mas há uma alteração notável: o escapamento desenvolvido pela Akrapovic é radicalmente diferente. Os resultados vão ser testados a partir de 4 de fevereiro no circuito malaio de Sepang.