Depois da Austrália, agora é a vez da Itália apresentar uma queixa contra o patrocínio “Mission Winnow” que estampa as carenagens da Ducati em 2019. O motivo é o mesmo: para eles, trata-se de uma forma disfarçada (e ilegal) de promover a Marlboro.
A ação está sendo feita pela Associação de Defesa do Meio Ambiente e dos Consumidores (Codacons) da Itália, que já havia pedido a retirada do patrocínio Mission Winnow dos carros da Ferrari de Fórmula 1, também bancada pela Phillip Morris.
“A finalidade da associação, a primeira na Itália é denunciar o que parece ser, mais uma vez, uma forma de publicidade indireta proibida pela lei italiana“, explicaram em um comunicado. “A Ducati está destacando o patrocinador Mission Winnow, diretamente ligado a Philip Morris, uma multinacional tabagista muito conhecida“.
A Codacons instaurou uma queixa junto à Autoridade da Concorrência Italiana (AGCM), que tem a tarefa de fazer cumprir tanto as leis italianas quanto as europeias de defesa do consumidor. Dessa forma, é possível que o patrocínio Mission Winnow desapareça nas corridas de Mugello e Misano, assim como já está sendo providenciado em Phillip Island, na Austrália.
Mission Winnow é uma campanha da Phillip Morris para promover alternativas cientificamente fundamentadas e menos prejudiciais aos cigarros. Mas, como o logotipo é muito parecido com o da Marlboro, as autoridades acreditam que, na verdade, trata-se de uma publicidade disfarçada da mesma.
Não seria a primeira vez que isso acontece. Patrocinando a Ducati desde sua estreia na MotoGP em 2003, a Marlboro foi forçada a sair em 2007, quando as leis europeias baniram definitivamente a propaganda tabagista. Desde então, a marca continua presente de outras formas, apresentando designs que remetem ao logotipo original.