Os testes coletivos da MotoGP recomeçaram hoje (12), dessa vez na Tailândia. Alex Márquez vinha na liderança, até que seu irmão Marc revelou suas cartas com um claro melhor tempo no final do dia.
A segunda sessão de testes coletivos teve início no circuito de Buriram, o mesmo que vai sediar a primeira etapa da temporada no final do mês. A pista estava seca e a temperatura ambiente na casa dos 35 graus, quase o mesmo que os pilotos irão encontrar no inverno europeu.
Alex Márquez (Gresini Ducati) permaneceu em primeiro por um longo período com o seu 1min29s649. Com 12 meses de dados acumulados, a GP24 é a moto para se estar agora. Mas no fim do dia, Marc Márquez, com a GP25 marcou 1min29s184, tirando quase meio segundo.
Para se ter uma ideia de quanto a GP24 ainda é competitiva, Franco Morbidelli (VR46 Ducati) foi bem novamente, assim como havia sido em Sepang, e ficou apenas 34 milésimos atrás de Alex Márquez, na terceira posição. A Ducati ainda continua com uma evidente vantagem.
Mas a surpresa do dia apareceu na quarta posição com Marco Bezzecchi (Aprilia). O italiano, que precisou assumir a tarefa de desenvolvimento do lesionado Jorge Martin esteve entre os primeiros o dia todo e no final desbancou Pedro Acosta (KTM) como o melhor piloto não Ducati.
A KTM apresentou um desempenho melhor que na Malásia. Acosta e Binder, ficaram em 5ª e 9ª lugares. Na última meia hora, o sul-africano caiu na curva 5, mas escapou ileso. Os recém chegados, Maverick Viñales e Enea Bastianini, estão novamente próximos um do outro – mas apenas em 16ª e 18ª.
Outra moto que surpreendeu foi a Honda. Após muitas experiências ao longo do dia, Luca Marini colocou a RC213V na sexta posição, apenas 0s3 mais lento do que Alex Márquez. Johann Zarco (LCR-Honda) veio na sequência em sétimo, ambos à frente de Pecco Bagnaia (Ducati).
Bagnaia (Ducati) teve um começo discreto na Tailândia e anotou sua melhor volta em 1min30s028, quase um segundo atrás do novo companheiro Marc Márquez. No entanto, em termos de simulação de Sprint Race, ambos estavam muito próximos ao longo do dia.
Quem também não andou o esperado foi a Yamaha. A primeira YZR-M1 aparece apenas na décima posição com Jack Miller. Alex Rins e Fabio Quartararo o seguem em 12ª e 13ª lugar, com Miguel Oliveira apenas na 17ª posição. O otimismo de 2025 depende deste teste.
Foi um dia difícil para os novatos. Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) ficou apenas na 14ª posição e Ai Ogura (Trackhouse Aprilia) em 15ª. Mesmo correndo em casa, Somkiat Chantra (LCR-Honda) ficou 1s5 atrás do melhor tempo e foi o último dos pilotos titulares.
Testes da Tailândia – Dia 1
01.Marc Márquez (Ducati) 1:29,184 minutos
02.Alex Márquez (Ducati) +0,465 seg
03.Franco Morbidelli (Ducati) + 0,034
04.Marco Bezzecchi (Aprilia) +0,111
05.Pedro Acosta (KTM) +0,110
06.Luca Marini (Honda) +0,024
07.Johann Zarco (Honda) +0,033
08.Francisco Bagnaia (Ducati) +0,067
09.Brad Binder (KTM) +0,013
10.Jack Miller (Yamaha) +0,006
11.Joan Mir (Honda) +0,020
12.Alex Rins (Yamaha) +0,139
13.Fabio Quartararo (Yamaha) +0,027
14.Fermín Aldeguer (Ducati) +0,140
15.Ai Ogura (Aprilia) +0,080
16.Enea Bastianini (KTM) +0,008
17.Miguel Oliveira (Yamaha) +0,277
18.Maverick Viñales (KTM) +0,089
19.Raúl Fernández (Aprilia) +0,148
20.Somkiat Chantra (Honda) +0,233
21.Lorenzo Savadori (Aprilia) +0,522