Os organizadores do Campeonato Mundial anunciaram hoje (22) algumas mudanças nas regras visando aumentar a segurança. A idade mínima para entrar, por exemplo, passará de 16 para 18 anos em 2022 e a capacidade máxima de cada grid foi reduzida.
De maneira geral, o limite de idade foi aumentado em um ano em todas as categorias de acesso. Para competir no FIM CEV Moto3, por exemplo, a idade mínima passa a ser de 16 anos. Na Red Bull Rookies Cup mantém-se os 15 anos e para correr nos campeonatos nacionais chancelados pela FIM/Dorna é necessário ter pelo menos 14 anos.
Nas três categorias do Campeonato Mundial, Moto3, Moto2 e MotoGP, a idade mínima será aumentada, dos 16 atuais para 18 anos. As únicas exceções são os campeões do FIM CEV Moto3 e/ou da Rookies Cup, que ainda estarão permitidos a ingressar na Moto3 aos 17 anos.
A temporada 2022 é encarada como de transição, com algumas exceções para que alguns acordos já assinados sejam respeitados. Entende-se que os menores que já estiverem dentro continuarão. Apenas em 2023 que será definitivamente proibido disputar o Campeonato Mundial de Motociclismo como menor de idade.
As mudanças surgiram após os acidentes fatais de Jason Dupasquier, Hugo Millan e Dean Berta Viñales nas categorias de acesso esse ano. É consenso que o excesso de pilotos, ainda em fase de aprendizado, correndo muito próximos uns dos outros contribuiu para as fatalidades.
Por isso, o macacão com airbag será obrigatório para todos os pilotos de todas as categorias já em 2022 e eles darão continuidade ao processo de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que possam ajudar a mitigar os impactos das motocicletas contra os pilotos, o maior perigo nas pistas.
Da mesma forma, os rádios chegam à MotoGP para facilitar a comunicação dos pilotos com suas equipes e tornar mais fácil o alerta de um piloto caído na pista após um acidente. Os testes começam em 2022, com o objetivo de ser aplicada em todas categorias a partir de 2023, incluindo o Mundial de Superbike.