Aleix Espargaró vai fazer a sua estreia como piloto de testes da Honda através de uma participação curinga no GP da Espanha em Jerez. Segundo algumas fontes, o espanhol vai experimentar em corrida um novo motor.
Embora utilize desde o início da era MotoGP um motor V4 (e não um quatro em linha como a Yamaha), a potência e a velocidade máxima nas retas têm se revelado uma fraqueza da Honda apontada pelos pilotos desde a temporada passada.
“Se conseguirmos encontrar mais velocidade máxima, isso pode nos ajudar muito. Com essas motos,
se você não correr na reta, é impossível chegar ao final na frente. Elas são muito grandes e você precisa de velocidade na reta”, explicou o diretor da equipe Alberto Puig.
No GP do Catar, que tem a segunda maior reta da atualidade (atrás apenas de Mugello), Johann Zarco terminou em quarto, apenas dois décimos atrás do terceiro colocado Franco Morbidelli. O francês ficou muito perto do pódio e não muito atrás de Pecco Bagnaia, terceiro na linha de chegada.
A princípio, apenas Aleix Espargaró vai utilizar esse novo motor no GP da Espanha, junto com outros experimentos no chassi. Os pilotos titulares correrão com o motor antigo, mas devem experimentá-lo no teste coletivo marcado para o dia seguinte (28) ao GP.
Além da Honda, a Yamaha também está preparando um novo motor – nesse caso desenvolvido totalmente do zero – o primeiro V4 da era MotoGP da empresa. A novidade, no entanto, só deve aparecer em um fim de semana de corridas no fim do ano.