A maioria das equipes de MotoGP já entrou de férias, mas a Honda ainda não. A equipe de fábrica japonesa rumou para Jerez onde participa hoje (26) e amanhã (27) de uma rodada de testes junto com o WorldSBK.
Aproveitando a sua condição de equipe com concessões (que tem o número de testes privados livre), a Honda vai testar muitas peças novas, como Luca Marini anunciou no teste coletivo de Barcelona, realizado na semana passada.
“Em Jerez teremos algumas coisas novas para testar. Será ainda mais interessante para nós do que o teste de Barcelona”, disse o irmão de Valentino Rossi. Espera-se que a HRC volte a testar o novo chassis que já estava à disposição dos pilotos em Barcelona, embora não tenha causado boa impressão.
“É bom para a parte dianteira, mas temos de continuar a melhorar na traseira”, comentou Marini, sobre o novo chassi, não escondendo a falta de entusiasmo com a nova peça. “Mas o teste não foi perfeito porque a moto em si era completamente diferente”.
Johann Zarco, que foi o melhor piloto Honda na temporada, também não se mostrou entusiasmado: “Não temos diferenças grandes ou positivas neste momento – essa foi a descoberta mais importante”, disse o piloto de 34 anos após o teste em Barcelona.
Conhecido por ser bem analítico, Zarco aponta outras falhas da RC213V no momento: “outro ponto fraco da nossa moto é o controle da aderência da roda traseira. Ainda não encontramos nada para dar um passo adiante. Isso nos ajudaria tanto na aceleração quanto na zona de frenagem”, disse.
Zarco também reclamou do motor: “temos que melhorar o motor – esse é um dos pontos mais importantes porque não temos a moto mais rápida. É importante que a nossa moto tenha bastante potência para podermos lutar nas retas e ultrapassar nas frenagens”, analisou o francês.
Mas talvez a “peça” mais importante que a Honda vai levar para Jerez é o novo piloto de testes, Aleix Espargaró, que traz informações fresquinhas da Aprilia. Em Barcelona, o agora ex-piloto encerrou seus primeiros testes com a RC213V na 14ª posição.